Arsênio em solos de Santa Catarina

  • Matheus Rodrigo Machado Centro de Ciências Agroveterinárias. Departamento de Solos e Recursos Naturais. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Avenida Luiz de Camões, n° 2090, CEP: 88520-000, Lages, SC, Brazil.
  • David José Miquelluti Centro de Ciências Agroveterinárias. Departamento de Solos e Recursos Naturais. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Avenida Luiz de Camões, n° 2090, CEP: 88520-000, Lages, SC, Brazil.
  • Mari Lucia Campos Centro de Ciências Agroveterinárias. Departamento de Solos e Recursos Naturais. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Avenida Luiz de Camões, n° 2090, CEP: 88520-000, Lages, SC, Brazil.

Resumo

O arsênio (As) é listado como um dos elementos químicos mais nocivos ao homem e ao meio ambiente, devido a sua alta toxidade e por ser amplamente distribuído na crosta terrestre, destaca-se a sua preocupação dos teores deste elemento em solos, sendo de suma importância conhecer os teores naturais de As no contexto regional. O objetivo do presente estudo foi determinar o teor de arsênio no horizonte A de 31 perfis de solos do estado de Santa Catarina Brasil, podendo este trabalho auxiliar nos valores de referência, monitoramento, remediação de áreas contaminadas, regulamentos e leis brasileiras. As amostras de solos foram preparadas segundo o método USEPA 3051A SW-846 e pré-reduzidos quimicamente do As(V) para As(III) através do método BCR. A determinação foi realizada em Espectrômetro de Emissão Óptica com Plasma Acoplado Indutivamente com Geração de Hidreto. Os resultados obtidos dentre o conjunto de solos, mostram que o material de origem basáltica, foram os que apresentaram os maiores teores de As e o material de origem de sedimentos com os menores. Os perfis de solo se enquadram na decrescente ordem no quesito dos teores de As na seguinte sequência: Latossolos > Nitossolo > Chernossolos = Cambissolo = Argissolo > Neossolos.

Palavras-chave: conteúdo de arsênio, elemento traço, solos, valor de referência.


Publicado
06/10/2021
Seção
Artigos