Risco da exposição a metais em solo contaminado por resíduos da indústria siderúrgica para uma população em Volta Redonda, RJ

  • Bruna Garcia Pagliari Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rua Leopoldo Bulhões, n° 1480, CEP: 21041-210, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
  • Maria de Fátima Ramos Moreira Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rua Leopoldo Bulhões, n° 1480, CEP: 21041-210, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
  • Camille Ferreira Mannarino Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rua Leopoldo Bulhões, n° 1480, CEP: 21041-210, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
  • Gideon Borges dos Santos Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rua Leopoldo Bulhões, n° 1480, CEP: 21041-210, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
Palavras-chave: indústria siderúrgica, metais, poluição ambiental, resíduos industriais, solo

Resumo

O objetivo desse estudo foi identificar o risco de exposição ao Zn, Ni, Cu, Cr e Pb no solo de um condomínio para a população residente por diferentes vias de exposição. Seis pontos de amostragem em três campanhas forneceram trinta e seis amostras de solo, coletadas em duas profundidades, uma superficial, 0,20 m, e outra subterrânea entre 2,00 e 3,00 m. Os resultados mostram que os níveis de metais no solo do condomínio são em geral elevados. As crianças não podem ser expostas à mesma dose que os adultos, uma vez que são mais suscetíveis e podem ter maiores danos na saúde. O risco não cancerígeno com base no quociente de risco (QR) e nos valores do índice de saúde (IS) para cada via de exposição e para cada metal foram observados como sendo menores que (<) 1. Os resultados mostraram um risco carcinogênico imediato pela ingestão de cromo em crianças. No entanto, o efeito combinado para cada via de exposição (TCRI) para adultos está perto de se tornar inaceitável após a exposição ao Cr por ingestão. Os resultados sugerem que em níveis de exposição semelhantes, as crianças terão maior probabilidade de contaminação por metais do que os adultos. Desta forma, o condomínio construído sobre área contaminada por resíduos da indústria siderúrgica gera preocupação, devendo essa população ser monitorada.


Publicado
09/08/2021
Seção
Artigos