IOTFlood: plataforma de hardware e software que usa internet das coisas para monitorar inundações em tempo real

  • Francisco Vital Da Silva Júnior Departamento de Ciências da Computação. Centro Universitário Tiradentes (UNIT), Campus Amélia Maria Uchôa, Avenida Gustavo Paiva, n°5017, CEP: 57038-000, Maceió, AL, Brazil.
  • Mônica Ximenes Carneiro Da Cunha Coordenação de Informática. Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Maceió, Avenida do Ferroviário, n°530, CEP: 57020-600, Maceió, AL, Brazil. Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais. Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Marechal Deodoro, Rua Lourival Alfredo, n°176, CEP: 57160-000, Marechal Deodoro, AL, Brazil.
  • Marcílio Ferreira De Souza Júnior Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas. Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Avenida Doutor Francisco Corrêa, n°643, CEP: 54735-000, São Lourenço da Mata, PB, Brazil.
Palavras-chave: internet das coisas, monitoramento de enchentes, redes de sensores

Resumo

As inundações e as enchentes são responsáveis por um número elevado de perdas humanas e materiais todos os anos. O monitoramento do nível dos rios normalmente é feito com sensores de radar e de nível com tempos pré-configurados. Porém, uma enchente de grandes proporções pode acontecer rapidamente, o que justifica a implantação de um sistema de monitoramento em tempo real. Este trabalho apresenta uma plataforma de hardware e software que utiliza Internet das Coisas (IOTFlood) para gerar alertas de enchentes aos órgãos responsáveis pelo monitoramento, através do envio de mensagens automáticas sobre a situação dos rios. No método, a pesquisa foi ambientada em laboratório e em campo, simulando um cenário de enchente através de uma maquete projetada e, posteriormente, testada no Rio Mundaú, no Estado de Alagoas, onde já ocorreram diversos episódios de enchentes. Como resultado, uma plataforma baseada em Internet das Coisas, de baixo custo, modular e escalável foi desenvolvida, onde os dados dos sensores podem ser acessados através de uma interface Web ou de um celular, sem a necessidade de infraestrutura existente no local de instalação da IoTFlood, utilizando hardware acessível, software de código aberto e serviços online gratuitos para a visualização dos dados coletados.


Publicado
27/07/2021
Seção
Artigos