Performance de Unidade de Pequeno Porte para Reciclagem de Resíduos da Construção e Demolição: Um estudo de caso na região nordeste do Brasil

  • Laís Carlos Boaventura Santos Departamento de Engenharia Ambiental. Universidade Federal da Bahia (UFBA), Rua Aristides Novis, n°2, CEP: 40210-630, Salvador, BA, Brazil.
  • Thaís Andrade de Sampaio Lopes Área técnica de Meio Ambiente. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Campus Itapetinga, Km 02, CEP: 45700-000, Itapetinga, BA, Brazil.
  • Luciano Matos Queiroz Escola Politécnica. Departamento de Engenharia Ambiental. Universidade Federal da Bahia (UFBA), Rua Aristides Novis, n°2, CEP: 40210-630, Salvador, BA, Brazil.
  • Viviana Maria Zanta Departamento de Engenharia Ambiental. Universidade Federal da Bahia (UFBA), Rua Aristides Novis, n°2, CEP: 40210-630, Salvador, BA, Brazil.
Palavras-chave: ecologia industrial, impactos ambientais, setor da construção

Resumo

Avaliou-se o desempenho operacional e ambiental de uma unidade descentralizada e de pequeno porte (UDR) para a promoção da reciclagem de resíduos da construção e demolição (RCD). A UDR foi definida como aquela capaz de reciclar até 5 m³ por hora e ocupando uma área inferior a 100 m². Os indicadores de avaliação de desempenho foram obtidos por meio de ampla revisão de literatura e selecionados pelo julgamento de especialistas na área. Após essa etapa, obtiveram-se os valores desses indicadores em uma UDR implantada em escala real no estado da Bahia, Brasil. Os resultados mostraram que a UDR apresenta pequenos níveis de emissão de ruídos, consumo de água e energia. Ademais, os valores de emissão de concentração de partículas inaláveis foram sempre inferiores aos máximos permitidos na legislação ambiental brasileira. Observou-se que 90% dos RCD devidamente segregados possuíam potencial para reciclagem. Uma Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) da UDR foi realizada e permitiu concluir que o uso do agregado reciclado para produção de concreto sem função estrutural reduziu significativamente o impacto ambiental em todas as categorias selecionadas. As características do agregado reciclado atestam sua adequabilidade para uso em obras de pavimentação e fabricação de concreto sem função estrutural. Além dos reduzidos custos de investimento e operação, concluiu-se que a implementação dessas UDR em larga escala, nos países em desenvolvimento, pode ser uma importante iniciativa, representando um passo efetivo para redução dos impactos ambientais oriundos do setor de construção.


Publicado
14/07/2021
Seção
Artigos