Avaliação de reatores anaeróbios e anóxico instalados em série para tratamento de efluentes de tanques de piscicultura

  • Maria Lidia Carra Faculdade de Engenharia Agrícola. Laboratório de Meio Ambiente e Saneamento. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Avenida Cândido Rondon, n° 501, Cidade Universitária, CEP: 13083-875, Campinas, SP, Brazil.
  • Vitória Teodoro Gonçalves Faculdade de Engenharia Agrícola. Laboratório de Meio Ambiente e Saneamento. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Avenida Cândido Rondon, n° 501, Cidade Universitária, CEP: 13083-875, Campinas, SP, Brazil.
  • Tiago Palladino Delforno Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas. Divisão de Recursos Microbianos. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Avenida Alexandre Cazellato, n° 999, CEP: 13148-218, Paulínia, SP, Brazil.
  • Valéria Maia de Oliveira Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas. Divisão de Recursos Microbianos. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Avenida Alexandre Cazellato, n° 999, CEP: 13148-218, Paulínia, SP, Brazil.
  • Ariovaldo José da Silva Faculdade de Engenharia Agrícola. Laboratório de Meio Ambiente e Saneamento. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Avenida Cândido Rondon, n° 501, Cidade Universitária, CEP: 13083-875, Campinas, SP, Brazil.
Palavras-chave: anammox, desnitrificação, DGGE, nitrificação, reator anaeróbio

Resumo

Efluentes de um tanque de peixes de cultivo de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) foram tratados em um sistema de dois reatores anaeróbios de leito fixo paralelos e seguido por um reator agitado suspenso sob ambiente anóxico para remoção de sólidos, matéria orgânica e nitrogênio. A estrutura da comunidade microbiana foi comparada entre os reatores e uma cultura enriquecida de anammox originada de lodo anaeróbio por PCR (Reação em Cadeia de Polimerase) e DGGE (Eletroforese em Gel de Gradiente Desnaturante). A análise de DGGE revelou três grandes aglomerados microbianos, a saber, a biomassa do inóculo, a biomassa nos reatores e a cultura de anammox enriquecida. A similaridade entre a comunidade microbiana recuperada dos reatores anaeróbios e a comunidade anammox foi considerada baixa (32,7%), sugerindo diferenciação da comunidade bacteriana em função da seleção de grupos específicos de anammox. Embora o reator anóxico tenha piorado a qualidade do efluente, os resultados indicam o potencial de remoção de matéria orgânica e amônia em um único reator anaeróbio.


Publicado
24/05/2021
Seção
Artigos