Remoção de nutrientes pela colheita de biomassa de Eucalyptus urograndis em diferentes tipos solos: macronutrientes

  • Simone Martini Salvador Departamento de Engenharia Florestal. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Avenida Roraima, n° 1000, CEP: 97105-900, Santa Maria, RS, Brazil.
  • Aline Aparecida Ludvichak Departamento de Engenharia Florestal. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Avenida Roraima, n° 1000, CEP: 97105-900, Santa Maria, RS, Brazil.
  • Dione Richer Momolli Departamento de Engenharia Florestal. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Avenida Roraima, n° 1000, CEP: 97105-900, Santa Maria, RS, Brazil.
  • Kristiana Fiorentin dos Santos Departamento de Engenharia Florestal. Universidade Regional de Blumenau (FURB), Rua São Paulo, n° 3250, CEP: 89030-000, Blumenau, SC, Brazil.
  • Catarine Barcellos Consensa Departamento de Engenharia Florestal. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Avenida Roraima, n° 1000, CEP: 97105-900, Santa Maria, RS, Brazil.
  • Mauro Valdir Schumacher Departamento de Engenharia Florestal. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Avenida Roraima, n° 1000, CEP: 97105-900, Santa Maria, RS, Brazil.
  • James Stahl Klabin S. A., Unidade de Monte Alegre, Avenida Brasil, n° 26, CEP: 84275-000, Telêmaco Borba, PR, Brazil.
Palavras-chave: eficiência de utilização de nutrientes, intensidade de colheita, nutrição florestal, solo arenoso, solo argiloso.

Resumo

O manejo intensivo de povoamentos florestais pode aumentar a produção de biomassa, bem como aumentar a remoção de nutrientes do local. Assim, o objetivo deste estudo foi simular diferentes intensidades de colheita e calcular a eficiência de utilização de nutrientes para Eucalyptus urograndis em diferentes tipos de solo. O estudo foi realizado em um plantio do híbrido E. urograndis de sete anos de idade, no município de Telêmaco Borba, Paraná, Brasil. O local de estudo incluiu duas subáreas com solo arenoso e solo argiloso (Cambissolo Háplico e Latossolo Vermelho, respectivamente). Com os dados de estoque de biomassa e nutrientes foi simulada a remoção de nutrientes em cinco cenários de colheita diferentes. A eficiência de utilização de nutrientes foi obtida a partir da relação entre a quantidade de biomassa e os nutrientes de cada componente da árvore. A colheita da árvore inteira resultou na retirada de aproximadamente 61% dos nutrientes do local em solo arenoso, enquanto em solo argiloso, 57% dos nutrientes foram removidos. Com a colheita apenas da madeira do fuste comercial, apenas 22% dos nutrientes foram retirados do solo arenoso e 21% do solo argiloso. A madeira do caule foi o componente que apresentou os maiores valores da eficiência de utilização de nutrientes para todos os nutrientes analisados. Para alcançar a sustentabilidade nutricional dos povoamentos de E. urograndis, o melhor sistema de colheita envolve a remoção apenas da madeira do tronco comercial. Para a produção de madeira, os solos arenosos apresentam maior eficiência biológica de cálcio e magnésio quando comparados aos solos argilosos.


Publicado
17/05/2021
Seção
Artigos