Uma abordagem híbrida associando modelagem de rede de fluxo a AHP-Entropia para simulação e hierarquização de alternativas de gerenciamento da demanda de água

  • Matheus Duarte de Araújo Centro de Ciências e Tecnologia. Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Rua Baraúnas, n° 351, CEP: 58429-500, Campina Grande, PB, Brazil.
  • Rui de Oliveira Centro de Ciências e Tecnologia. Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Rua Baraúnas, n° 351, CEP: 58429-500, Campina Grande, PB, Brazil.
Palavras-chave: AHP-Entropia, gerenciamento da demanda de água, rede de fluxo, redução de consumo.

Resumo

Diante das crises hídricas historicamente vivenciadas pelo semiárido do Brasil, é necessário buscar ferramentas metodológicas que possibilitem propor alternativas eficientes de gerenciamento da demanda de água. Nesse contexto, o presente estudo desenvolveu e aplicou uma abordagem híbrida de modelagem de rede de fluxo e Analytic Hierarchy Process (AHP) combinada à entropia de Shannon, para simular e hierarquizar alternativas de gerenciamento da demanda de água do reservatório Epitácio Pessoa, no semiárido brasileiro. A abordagem inicialmente realizou simulações da rede de fluxo do hidrossistema admitindo alternativas voltadas à sustentabilidade, avaliando os critérios: atendimento às demandas de abastecimento humano, atendimento à demanda de irrigação, manutenção do reservatório acima do volume meta e redução de consumo. Posteriormente, a entropia de Shannon foi utilizada para aferir a importância dos critérios, e foi desenvolvida a análise multicritério de hierarquização das alternativas. Por fim, foi realizada uma análise de sensibilidade do modelo quanto a dependência dos pesos dos critérios. Os resultados possibilitaram avaliar a segurança hídrica do hidrossistema, apontando insuficiência do abastecimento pela medida única de gerenciamento da transposição do rio São Francisco, permitindo sugerir, baseado na hierarquização de alternativas, medidas voltadas à sustentabilidade do uso da água que adotem mecanismos poupadores, reuso, reduzam as perdas e aumentem a eficiência na irrigação. A abordagem híbrida proposta permitiu sintetizar os resultados da simulação, o que pode apoiar e simplificar o processo de tomada de decisão no gerenciamento da demanda de água.


Publicado
30/03/2021
Seção
Artigos