Modelagem hidrológica em uma bacia do bioma Cerrado brasileiro

  • Jéssica Assaid Martins Rodrigues Departamento de Recursos Hídricos. Universidade Federal de Lavras (UFLA), Caixa Postal 3037, CEP: 37200-900, Lavras, MG, Brazil.
  • Alberto Carlos de Oliveira Andrade Departamento de Recursos Hídricos. Universidade Federal de Lavras (UFLA), Caixa Postal 3037, CEP: 37200-900, Lavras, MG, Brazil.
  • Marcelo Ribeiro Viola Departamento de Recursos Hídricos. Universidade Federal de Lavras (UFLA), Caixa Postal 3037, CEP: 37200-900, Lavras, MG, Brazil.
  • Danton Diego Ferreira Departamento de Automática. Universidade Federal de Lavras (UFLA), Caixa Postal 3037, CEP: 37200-900, Lavras, MG, Brazil.
  • Carlos Rogério de Mello Departamento de Recursos Hídricos. Universidade Federal de Lavras (UFLA), Caixa Postal 3037, CEP: 37200-900, Lavras, MG, Brazil.
  • Michael Silveira Thebaldi Departamento de Recursos Hídricos. Universidade Federal de Lavras (UFLA), Caixa Postal 3037, CEP: 37200-900, Lavras, MG, Brazil.
Palavras-chave: modelo hidrológico, recursos hídricos, savana brasileira.

Resumo

O bioma Cerrado brasileiro (BCB) está entre os 25 hotspots de biodiversidade identificados em todo o mundo, e abrange a área de recarga de importantes aqüíferos e rios da América do Sul. O aumento do desmatamento vem ameaçando a disponibilidade de água na região. A fim de auxiliar na gestão dos recursos hídricos da BCB, este estudo tem como objetivo modelar a vazão diária em uma bacia do Cerrado, utilizando duas abordagens: um modelo baseado em processo (Soil and Water Assessment Tool - SWAT) e um modelo orientado por dados (Artificial Neural Network - ANN). O desempenho dos modelos foi avaliado pelo coeficiente de Nash-Sutcliffe (NSE), coeficiente de determinação (R2) e curvas de duração de fluxo (FDC). Os resultados indicam que os modelos SWAT (NSE > 0,61; R2 > 0,68) e ANN (NSE > 0,91; R2 > 0,79) são ferramentas adequadas na modelagem diária de vazões da bacia estudada, sendo o modelo ANN o mais preciso. Com base no FDC, o modelo ANN também foi melhor do que o modelo SWAT para todas as frequências avaliadas. Assim, o modelo ANN é uma nova abordagem promissora para modelagem de fluxo diário nesta região. Além disso, os resultados deste estudo podem ajudar os gestores de recursos hídricos no planejamento e implementação de medidas adequadas de alocação e conservação de água no bioma Cerrado brasileiro.


Publicado
26/01/2021
Seção
Artigos