Avaliação das concentrações de glifosato em seis reservatórios das bacias dos rios Paraíba do Sul e Guandu, no sudeste do Brasil

  • Carolina da Silva Cristofaro Departamento de Ciências Naturais. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Avenida Pasteur, n° 296, CEP: 22290-240, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
  • Christina Wyss Castelo Branco Instituto de Biociências. Departamento de Zoologia. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Avenida Pasteur, n° 458, CEP: 22290-240, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
  • Maria Isabel de Almeida Rocha Instituto de Biociências. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Avenida Pasteur, n° 458, CEP: 22290-240, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
  • Samira da Guia Mello Portugal Instituto de Biociências. Departamento de Ciências Naturais. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Avenida Pasteur, n° 296, CEP: 22290-240, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
Palavras-chave: cromatografia iônica, herbicida, reservatório tropical

Resumo

O glifosato é um herbicida popularmente usado em todo o mundo, vários estudos estão considerando-o como um risco ambiental e como afetando a saúde humana. O presente estudo teve como objetivo detectar o glifosato em seis diferentes reservatórios das bacias dos rios Paraíba do Sul e Guandu, no sudeste do Brasil, utilizados para diversos fins, incluindo atividades pesqueiras e abastecimento doméstico. A cromatografia iônica foi a técnica escolhida para analisar glifosato nas amostras de água como uma técnica rápida e ecologicamente amigável. Nossos resultados revelaram que, apesar das diferenças relacionadas ao estado trófico, estação do ano ou distância das áreas urbanas, glifosato foi detectado em todos os reservatórios e em três deles com concentrações acima do limite imposto pela legislação brasileira. Dentre as variáveis ambientais estudadas, a turbidez foi a que apresentou maior correlação com as concentrações de glifosato. O efeito das chuvas aumentando a turbidez nos rios reforça a importância do escoamento da água das áreas circundantes que transportam glifosato para os ecossistemas aquáticos. A detecção do herbicida nos diversos sistemas confirma o amplo uso desse composto nas bacias de drenagem dos reservatórios estudados e destaca a importância do monitoramento da água para este composto. Além disso, os resultados revelam quão urgente e importante é explorar, através de experimentos de laboratório, as vias de degradação desse herbicida em ambientes aquáticos tropicais e subtropicais, juntamente com seus efeitos na flora e fauna.


Publicado
26/01/2021
Seção
Artigos