Índice de qualidade das Áreas de Preservação Permanente dos recursos hídricos urbanos: APPHidro

  • Francisca Dalila Menezes Vasconcelos Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental. Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus do Pici, Bloco 713, CEP: 60455.760, Fortaleza, CE, Brazil.
  • Francisco Suetônio Bastos Mota Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental. Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus do Pici, Bloco 713, CEP: 60455.760, Fortaleza, CE, Brazil.
  • Maria Cléa Brito de Figueirêdo Embrapa Agroindústria Tropical (EMBRAPA), Rua Doutora Sara Mesquita, nº 2270, CEP: 60511-110, Fortaleza, CE, Brazil.
Palavras-chave: águas urbanas, desenvolvimento urbano, indicadores urbanos ambientais.

Resumo

Os impactos da expansão urbana nos recursos hídricos é uma relação amplamente aceita. Propor e aplicar um índice composto para avaliar a qualidade das Áreas de Preservação Permanente (APP), que protegem os rios urbanos, é o objetivo deste trabalho. O APPHidro agrega informações de seis indicadores: esgotamento sanitário, assentamento precário, drenagem urbana, nível de ocupação, Unidades de Conservação e Zona de Preservação instituídas pelo plano diretor municipal. Aplicado nas sub-bacias inseridas na cidade de Fortaleza-Ceará, a quinta mais populosa do Brasil. O índice mostra que as localidades menos assistidas por infraestrutura de saneamento, e com menos hectares de áreas protegidas, registram APP mais vulneráveis. O índice APPHidro apresenta-se como uma ferramenta importante na orientação do planejamento urbano ambiental, formulação e gestão de políticas públicas no âmbito da proteção dos mananciais urbanos. Além de subsidiar gestores municipais sobre as zonas ambientalmente sensíveis que necessitam de recuperação.   


Publicado
26/01/2021
Seção
Artigos