Avaliação do desempenho e coeficientes de confiabilidade de lagoas de estabilização no nordeste do Brasil

  • Matheus Sales Alves Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (DHEE). Universidade Federal do Ceará (UFC), Rua do Contorno, s/n, Bloco 713, CEP: 60451-970, Fortaleza, CE, Brazil.
  • Fernando José Araújo da Silva Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (DHEE). Universidade Federal do Ceará (UFC), Rua do Contorno, s/n, Bloco 713, CEP: 60451-970, Fortaleza, CE, Brazil.
  • André Luís Calado Araújo Diretoria de Recursos Naturais. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Avenida Senador Salgado Filho, n° 1559, CEP: 59015-000, Natal, RN, Brazil.
  • Erlon Lopes Pereira Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (DHEE). Universidade Federal do Ceará (UFC), Rua do Contorno, s/n, Bloco 713, CEP: 60451-970, Fortaleza, CE, Brazil.
Palavras-chave: confiabilidade, lagoas de estabilização, qualidade dos efluentes.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar a confiabilidade de Lagoas de Estabilização e propor uma abordagem alternativa à concepção destes sistemas baseada no cálculo do coeficiente de confiabilidade (CDC) com base numa medida aceitável de violação das normas de lançamento. Para tal, foram coletados dados de 10 sistemas em escala real que operam no Nordeste do Brasil. Todos os sistemas recebem efluentes predominantemente domésticos e são compostos por uma lagoa facultativa e duas lagoas de maturação em série. Foram considerados diferentes níveis de restrição para o lançamento de efluentes no que diz respeito aos parâmetros: DBO, DQO, Sólidos Suspensos Totais, Amônia total e Coliformes Termotolerantes. A Função de Distribuição de Probabilidade Log-normal (FDP) mostrou-se apta para representar o comportamento dos dados de concentração no efluente e, portanto, permitiu o cálculo do CDC. O CDC foi obtido a partir do coeficiente de variação (CV) das concentrações e da variável normal padronizada associada a uma probabilidade de 95% de não excedência. A dispersão observada dos resultados de CDC revelou-se prejudicial à adopção de um único valor para os parâmetros avaliados. Além disso, a comparação entre a concentração observada e a concentração de projeto/operacional para um desempenho ótimo mostrou que o cenário de 95% de confiabilidade representa um objetivo pouco factível para os sistemas de lagoas de estabilização.


Publicado
26/01/2021
Seção
Artigos