Monitoramento e estimativa da produtividade de soja auxiliados pelo modelo regional de previsão de tempo ETA (doi:10.4136/ambi-agua.10)
Palavras-chave:
agricultural statistics, modeling, meteorological data, penalizing index
Resumo
O objetivo deste trabalho foi monitorar e estimar a produtividade de soja por meio de um modelo agronômico em um Sistema de Informações Geográficas (SIG), utilizando os dados meteorológicos gerados pelo modelo regional de previsão de tempo Eta. O modelo agronômico permitiu a produção de mapas quinzenais de índices de penalização e estimativa da produtividade da soja para os estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, safra 2004/05. O resultado mostrou que os dados meteorológicos do modelo Eta, incorporados em um modelo agronômico, permitem monitorar, no tempo e no espaço, a cultura da soja. Além disso, os dados meteorológicos do Eta são disponibilizados em tempo quase real, permitindo uma rápida avaliação, objetiva e quantitativa, do efeito das condições meteorológicas sobre a produção da soja.
Publicado
06/06/2007
Edição
Seção
Artigos
Autores mantêm os direitos autorais pelo seu artigo. Entretanto, repassam direitos de primeira publicação à revista Ambiente & Água - An Interdisciplinary Journal of Applied Science. Em contrapartida, a revista pode transferir os direitos autorais, incluindo direito de enviar o trabalho para outras bases de dados ou meios de publicação. A revista exerce a licença CC BY 4.0