Hidrogel no crescimento de mudas de Eucalyptus dunnii Maiden Submetidas a diferentes manejos de irrigação

  • Dionéia Felippe Departamento de Engenharia Florestal. Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Avenida Luiz de Camões, n° 2090, CEP: 88520-000, Lages, SC, Brazil.
  • Marcio Carlos Navroski Departamento de Engenharia Florestal. Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Avenida Luiz de Camões, n° 2090, CEP: 88520-000, Lages, SC, Brazil.
  • Mariane de Oliveira Pereira Departamento de Engenharia Florestal. Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Avenida Luiz de Camões, n° 2090, CEP: 88520-000, Lages, SC, Brazil.
  • Karollyne Renata Silva de Paula Baptista Departamento de Engenharia Florestal. Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Avenida Luiz de Camões, n° 2090, CEP: 88520-000, Lages, SC, Brazil.
Palavras-chave: manejo hídrico, polímero hidroretentor, sintomatologia do estresse hídrico.

Resumo

Objetivou-se avaliar o efeito do hidrogel no plantio de mudas de Eucalyptus dunnii em vasos, relacionados com diferentes manejos hídricos. Utilizou-se mudas de aproximadamente 25 cm de altura plantadas em vasos preenchidos com 4,5 L de solo. O experimento foi realizado em DIC, esquema fatorial 2x3, com ausência e presença de hidrogel relacionados aos manejos hídricos (irrigação somente no plantio, a cada três e seis dias). Do plantio até o 47° dia foram realizadas avaliações da sintomatologia do estresse hídrico, teores de clorofila e trocas gasosas. Avaliou-se o desenvolvimento das mudas através da biomassa seca radicular e da parte aérea, além da determinação da curva de retenção de água. Como resultado, o uso do polímero proporcionou um aumento na retenção de água, e um atraso nos sintomas de estresse hídrico, aumentando assim os níveis de clorofila. Houve efeito direto nas trocas gasosas, sendo visível a recuperação das variáveis analisadas, 24 h após a irrigação. Avaliações da biomassa demonstraram que os tratamentos com o uso do hidrogel, apresentaram melhor desenvolvimento. O uso do polímero aumentou a qualidade das mudas, sendo uma alternativa de plantio em épocas secas do ano.


Publicado
26/01/2021
Seção
Artigos