Características químicas de um Latossolo Vermelho Amarelo sob diferentes sistemas de uso e manejo

  • Júlio César Ribeiro Departamento de Solos. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rodovia BR 465, km 07, CEP: 23890-000, Seropédica, RJ, Brazil.
  • Ana Aparecida da Silva Almeida Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA). Universidade de Taubaté (UNITAU), Estrada Municipal Doutor José Luiz Cembranelli, n°5000, CEP: 12081-010, Taubaté, SP, Brazil.
  • Julio Cesar Raposo de Almeida Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA). Universidade de Taubaté (UNITAU), Estrada Municipal Doutor José Luiz Cembranelli, n°5000, CEP: 12081-010, Taubaté, SP, Brazil.
  • João Luiz Gadioli Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA). Universidade de Taubaté (UNITAU), Estrada Municipal Doutor José Luiz Cembranelli, n°5000, CEP: 12081-010, Taubaté, SP, Brazil.
  • Marcos Gervasio Pereira Departamento de Solos. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rodovia BR 465, km 07, CEP: 23890-000, Seropédica, RJ, Brazil.
Palavras-chave: Bactris gasipaes Kunth, fertilidade do solo, pastagem, Urochloa decumbens.

Resumo

As práticas de manejo das culturas agrícolas que garantam a qualidade do solo são necessárias para a sustentabilidade dos agrossistemas. O uso de sistemas agroflorestais para viabilizar a produção de alimentos, proporcionando menor redução da fertilidade do solo é uma alternativa possível para uma agricultura sustentável. Este trabalho teve por objetivo avaliar as características químicas de um Latossolo Vermelho-Amarelo em três sistemas de uso e manejo: 1) pupunha para produção de palmitos, 2) pupunha para produção de frutos e sementes e 3) pastagem de Urochloa decumbens em pousio. Nessas áreas, localizadas na Fazenda Piloto do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade de Taubaté - UNITAU, Taubaté-SP, Brasil, foram realizadas coletas do solo nas profundidades de 0-10cm, 10-20cm e 20-40cm. Nessas amostras de solo foram determinados os teores biodisponíveis de P, K, Ca, Mg, B, Cu, Fe, Mn, Zn, pHCaCl2, H+Al, carbono orgânico total e estoque de carbono orgânico. A soma de bases (SB), a capacidade de troca catiônica (CTC) e a saturação por bases (V) foram calculadas. Os resultados foram submetidos à análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5%. O solo cultivado com pupunha para produção de palmito apresentou melhor fertilidade, comparado a pupunha para produção de frutos e sementes e a pastagem. As camadas superiores de 0-10cm e 10-20cm são as mais férteis, concentrando macronutrientes e maiores CTC, SB e V.


Publicado
14/12/2020
Seção
Artigos