Processo de hierarquia analítica (AHP) aplicado à suscetibilidade a inundações em São José dos Campos, São Paulo, Brasil

  • Lucas Guimarães da Silva Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA). Universidade de Taubaté (UNITAU), Estrada Municipal Doutor José Luiz Cembranelli, n°5000, CEP: 12081-010, Taubaté, SP, Brazil.
  • Celso de Souza Catelani Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA). Universidade de Taubaté (UNITAU), Estrada Municipal Doutor José Luiz Cembranelli, n°5000, CEP: 12081-010, Taubaté, SP, Brazil.
  • Marcelo dos Santos Targa Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA). Universidade de Taubaté (UNITAU), Estrada Municipal Doutor José Luiz Cembranelli, n°5000, CEP: 12081-010, Taubaté, SP, Brazil.
Palavras-chave: análise multicritério, geoprocessamento, inundação.

Resumo

As mudanças de fatores ambientais em uma bacia hidrográfica, principalmente no meio urbano, possibilitam diferentes cenários a partir da alteração de parâmetros nos fatores climáticos, físicos, políticos e socioeconômicos. É possível que as alterações promovam efeitos imediatos para a sociedade, muitas vezes, tornando-a vulnerável ao risco de inundação. O objetivo desse trabalho é avaliar a vulnerabilidade à inundação no município de São José dos Campos, Estado de São Paulo, Brasil, utilizando análise multicritério e técnicas de geoprocessamento. Para tanto, utilizou-se o Quantum GIS (QGIS) na manipulação e processamento de dados vetoriais e matriciais relacionados à declividade, hidrografia, geotecnia e histórico de inundação (2009 - 2018) de São José dos Campos. Foram realizados os processos de hierarquização e ponderação de critérios, bem como o zoneamento de áreas de risco de inundação. Assim, constatou-se que 23,81% e 2,17% do território municipal apresenta suscetibilidade alta e muito alta à inundação. Pode-se concluir que a aplicação em conjunto da análise multicritério e do geoprocessamento é de efetiva contribuição para auxiliar a gestão de políticas públicas com fins de obter decisões mais assertivas na prevenção ou redução de riscos de inundação.

Publicado
07/12/2020
Seção
Artigos