Horta em escolas rurais e a educação ambiental: estudo de caso

  • Sylvia Helena Espíndola Salles Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA). Universidade de Taubaté (UNITAU), Estrada Municipal Doutor José Luiz Cembranelli, n°5000, CEP: 12081-010, Taubaté, SP, Brazil.
  • Giovanna Brito Lins Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA). Universidade de Taubaté (UNITAU), Estrada Municipal Doutor José Luiz Cembranelli, n°5000, CEP: 12081-010, Taubaté, SP, Brazil.
  • Adriana Mascarette Labinas Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA). Universidade de Taubaté (UNITAU), Estrada Municipal Doutor José Luiz Cembranelli, n°5000, CEP: 12081-010, Taubaté, SP, Brazil.
  • Maria Lúcia Paulino Silva Sousa Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA). Universidade de Taubaté (UNITAU), Estrada Municipal Doutor José Luiz Cembranelli, n°5000, CEP: 12081-010, Taubaté, SP, Brazil.
  • Elisa Mitsuko Aoyama Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA). Universidade de Taubaté (UNITAU), Estrada Municipal Doutor José Luiz Cembranelli, n°5000, CEP: 12081-010, Taubaté, SP, Brazil.
  • Marcos Roberto Furlan Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA). Universidade de Taubaté (UNITAU), Estrada Municipal Doutor José Luiz Cembranelli, n°5000, CEP: 12081-010, Taubaté, SP, Brazil.
Palavras-chave: atividade pedagógica, ciências ambientais, interdisciplinaridade

Resumo

Nas escolas, uma horta pode possibilitar o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e reeducação alimentar, pois ela pode unir a teoria e a prática de forma contextualizada. O presente trabalho teve como objetivos implantar hortas em escolas municipais rurais, analisar as suas potencialidades como recurso didático para as disciplinas do ensino fundamental I e verificar se podem contribuir na educação ambiental e na reeducação alimentar. As hortas foram implantadas em escolas localizadas na zona rural do município de Taubaté, Estado de São Paulo. Além das atividades com docentes e alunos, também ocorreram demonstração das práticas agrícolas aos produtores da comunidade. Após a condução da horta e das atividades com os alunos, foi realizada a análise da interação com outras disciplinas do currículo. Como principais resultados, observou-se que além de conectar os conceitos teóricos das disciplinas ao cotidiano dos alunos e da comunidade, uma horta na escola constitui uma estratégia capaz de auxiliar no desenvolvimento dos conteúdos de forma multidisciplinar e de promover uma formação crítica dos alunos e dos professores frente ao uso dos recursos ambientais e alimentares. A partir da observação de todos os participantes durante a execução das atividades, pode-se concluir que a horta no ambiente escolar serviu como elemento capaz de proporcionar o desenvolvimento de temas referentes à educação ambiental e à reeducação alimentar.


Publicado
02/12/2020
Seção
Artigos