Cobertura do solo com casca de arroz, polietileno e filme biodegradável no cultivo do pimentão (Capsicum annum L.)

  • Paulo Fortes Neto Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA). Universidade de Taubaté (UNITAU), Estrada Municipal Doutor José Luiz Cembranelli, n°5000, CEP: 12081-010, Taubaté, SP, Brazil.
  • Nara Lúcia Perondi Fortes Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA). Universidade de Taubaté (UNITAU), Estrada Municipal Doutor José Luiz Cembranelli, n°5000, CEP: 12081-010, Taubaté, SP, Brazil.
  • Elizabeth da Costa Neves Fernandes de Almeida Duarte Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA). Universidade de Taubaté (UNITAU), Estrada Municipal Doutor José Luiz Cembranelli, n°5000, CEP: 12081-010, Taubaté, SP, Brazil.
  • Rita do Amaral Fragoso Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA). Universidade de Taubaté (UNITAU), Estrada Municipal Doutor José Luiz Cembranelli, n°5000, CEP: 12081-010, Taubaté, SP, Brazil.
Palavras-chave: mulching, plantas infestantes, sistema de cultivo

Resumo

Avaliou-se o efeito de diferentes tipos de cobertura do solo sobre as características dos frutos do pimentão (Capsicum annuum L. cv. Yolo Wonder) e incidência de plantas infestantes num ensaio de campo nas instalações do Departamento de Ciências Agrárias (UNITAU), em Taubaté-SP, a 23º02’34” S e 45º31’02” W, com altitude média de 577 m, em um Latossolo Vermelho Amarelo distrófico de textura média. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados com cinco repetições e quatro tratamentos: 1-cobertura de casca de arroz (CRH), 2-filme de polietileno preto (BPF), 3-filme de biodegradável preto (BBF) e 4-solo sem cobertura (SWC). Os tratamentos foram distribuídos em canteiros, com 1,2 m de largura, 0,3 m de altura e 10 m de comprimento. A irrigação por gotejamento foi colocada sobre a superfície dos canteiros, com gotejadores distanciados 0,4 m, caudal de 1,67 L.h-1, pressão de serviço de 1,6 kPa. A colheita ocorreu aos 90 dias após a plantação, e foram avaliados o comprimento, número e pesos dos frutos. As espécies de plantas infestantes foram avaliadas em cinco amostras de 0,25 m2 obtidas aleatoriamente por parcela. As coberturas apresentaram um efeito significativo para o comprimento, número e peso dos frutos, tendo o BPF e o BBF obtido melhores resultados em comparação com a cobertura de casca de arroz e solo sem cobertura. Nas coberturas com filmes de polietileno e biodegradável o comprimento dos frutos foi superior a 12 cm, o número de frutos excedeu os10 por planta e o peso dos frutos superior a 1 kg por planta. Os filmes de polietileno e biodegradável reduziram em média a infestação das plantas daninhas em 75,4% quando comparado com o solo sem cobertura. Pode-se concluir que o filme biodegradável apresentou a mesma eficiência do filme de polietileno quanto à produtividade da cultura do pimentão e a redução das plantas infestantes.


Publicado
30/11/2020
Seção
Artigos