Análise estatística multivariada aplicada na avaliação da dispersão de contaminantes de uma bacia de rejeitos de mineração no semiárido baiano - Brasil

  • Nelize Lima Santos Instituto de Geociências. Programa de pós-graduação em Geologia. Universidade Federal da Bahia (UFBA), Rua Barão de Jeremoabo, s/n, CEP: 40170-290, Salvador, BA, Brazil.
  • Maria da Conceição Rabelo Gomes Departamento de Geologia. Instituto de Geociências. Universidade Federal da Bahia (UFBA), Rua Barão de Jeremoabo, s/n, CEP: 40170-020, Salvador, BA, Brazil.
  • José Ângelo Sebastião Araújo dos Anjos Departamento de Geologia. Instituto de Geociências. Universidade Federal da Bahia (UFBA), Rua Barão de Jeremoabo, s/n, CEP: 40170-020, Salvador, BA, Brazil.
  • Fernanda Gonçalves Cunha Consultora independente, Rua Paissandu, nº 370, CEP: 22210-080, Flamengo, RJ, Brazil.
Palavras-chave: análise de agrupamento, análise de componentes principais, contaminação

Resumo

As técnicas de análise multivariada utilizadas nesta pesquisa tiveram por objetivo identificar e avaliar as variáveis químicas responsáveis pela contaminação da área urbana de Boquira, Bahia, devido ao abandono da bacia de rejeitos da mineração de Pb-Zn, com a finalidade de auxiliar nas medidas de gerenciamento ambiental na área. Foram realizadas a análise fatorial em componentes principais e de agrupamento. A análise fatorial permitiu agrupar as variáveis em dois fatores principais para as amostras de sedimentos de rua, somando 72% da variância total acumulada e em três fatores para as amostras de poeira de casas, que explicaram 77% do total da variância. As variáveis apresentam forte correlação com a composição da bacia de rejeitos. A análise de agrupamento classificou as amostras de acordo com a concentração dos metais na área, onde pode-se concluir a influência da bacia de rejeitos e do backgound natural das rochas da região na distribuição da contaminação.


Publicado
17/09/2020
Seção
Artigos