Influência do material de origem nas frações de fósforo orgânico em solos de vinhedos em Santa Catarina, Brasil

  • Shirlei Almeida Assunção Departamento de Solos. Instituto de Agronomia. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), BR 465, km 7, CEP: 23897-000, Seropédica, RJ, Brazil.
  • Marcos Gervasio Pereira Departamento de Solos. Instituto de Agronomia. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), BR 465, km 7, CEP: 23897-000, Seropédica, RJ, Brazil.
  • Denilson Dortzbach Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (CIRAM). Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), Rodovia Admar Gonzaga, n° 1347, CEP: 88034-901, Florianópolis, SC, Brazil.
  • Eduardo Carvalho da Silva Neto Departamento de Solos. Instituto de Agronomia. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), BR 465, km 7, CEP: 23897-000, Seropédica, RJ, Brazil.
Palavras-chave: acidez do solo, carbono orgânico, manejo do solo, videira, vinho.

Resumo

O fósforo (P) é um elemento essencial para a produtividade dos vinhedos. Este estudo avaliou a influência do material de origem nas frações orgânicas de P em solos de vinhedos formados e áreas de solos origem basáltica e riodacítica. O estudo foi conduzido em quatro municípios localizados nas regiões montanhosas de Santa Catarina, Brasil: Urubici, São Joaquim, Campos Novos e Água Doce. Amostras de solo foram coletadas nas entrelinhas das videiras nas profundidades de 0,00-0,05, 0,05-0,10, 0,10-0,20 e 0,20-0,40 m. Foram avaliados os atributos químicos do solo (pH em H2O, Ca2+, Mg2+, Al3+, P, K + e H+Al), carbono orgânico total (COT), P disponível e residual, P lábil (extraído com bicarbonato de sódio), moderadamente lábil (extraído com ácido sulfúrico) e P moderadamente resistente (extraído com hidróxido de sódio). Nas áreas de solos formados a partir de material de origem de natureza basáltica foram verificados os maiores teores de COT, P disponível e residual, e P moderadamente lábil e moderadamente resistente, enquanto naqueles formados a partir de rochas como riodacitos observaram-se valores de P lábil mais elevados. Os altos níveis das frações P moderadamente lábeis e moderadamente resistentes nos solos formados a partir de basalto foram atribuídos ao seu alto COT, P disponível e conteúdo residual de P. Verificou-se que o material de origem dos solos influencia as frações orgânicas de P nos solos dos vinhedos.


Publicado
14/09/2020
Seção
Artigos