Aspectos técnico-científicos de barragens no Brasil: uma abordagem teórica

  • Admilson da Penha Pacheco Departamento de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura. Centro de Tecnologia e Geociências. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n, CEP: 50740-530, Recife, PE, Brazil.
  • Renato Filipe Faria Henriques Departamento de Ciências da Terra. Universidade do Minho (UMinho), Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Portugal.
  • Paulo Marcelo Vieira Ribeiro Centro de Tecnologia e Geociências. Departamento de Engenharia Civil. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n, CEP: 50740-530, Recife, PE, Brazil.
Palavras-chave: auscultação, barragens, instrumentação, segurança.

Resumo

A segurança de uma barragem é resultante de uma série de fatores, dentre os quais podem ser citados aspectos estruturais, geotécnicos, hidráulicos, operacionais e ambientais. No Brasil, a Lei nº 12.334 de setembro de 2010 estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens. A instrumentação compõe um conjunto de dispositivos instalados nas barragens, que são utilizados para avaliar o seu comportamento estrutural a partir de parâmetros de desempenho da estrutura, tais como deslocamentos, vazões, tensões, inclinações e outros. Procedimentos de auscultação de barragens, historicamente, tem sido realizado desde a década de 50, conforme a literatura. Desde então, houve avanços significativos na instrumentação e nos métodos de auscultação de barragens. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem teórica sobre aspectos técnico-científicos de barragens no Brasil, fundamentada numa revisão de literatura no estado da arte, envolvendo auscultação de barragens no contexto de normas, conceitos, instrumentação, segurança, procedimentos e métodos de monitoramento. 


Publicado
03/09/2020
Seção
Artigos