Efeito da relação inóculo/substrato no potencial bioquímico de metano (PBM) no bagaço de uva

  • Kessia Caroline Dantas da Silva Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental. Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Avenida Antônio Carlos Magalhães, n° 510, CEP: 48902-300, Juazeiro, BA, Brazil.
  • Miriam Cleide Cavalcante de Amorim Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental. Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Avenida Antônio Carlos Magalhães, n° 510, CEP: 48902-300, Juazeiro, BA, Brazil.
  • Renan Santana Galvão Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental. Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Avenida Antônio Carlos Magalhães, n° 510, CEP: 48902-300, Juazeiro, BA, Brazil.
  • Yandra Beatriz de Oliveira Gonçalves Colegiado de Engenharia Civil. Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Avenida Antônio Carlos Magalhães, n° 510, CEP: 48902-300, Juazeiro, BA, Brazil.
  • Paula Tereza de Souza e Silva Embrapa Semiárido (EMBRAPA), Rodovia BR-428, Km 152, Caixa Postal 23, CEP: 56302-970, Petrolina, PE, Brazil.
  • Eduardo Souza Costa Barros Colegiado de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Avenida Antônio Carlos Magalhães, n° 510, CEP: 48902-300, Juazeiro, BA, Brazil.
Palavras-chave: biogás, biometano, digestão anaeróbica, resíduos agroindustriais

Resumo

O processo de industrialização da uva produz grandes volumes de resíduos sólidos orgânicos, sendo o bagaço de uva o principal resíduo gerado no processo de vinificação. A digestão anaeróbica pode ser utilizada para o tratamento e disposição dos resíduos de biomassa agro-industrial. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da relação inóculo/substrato no Potencial Bioquímico de Metano (PBM) do bagaço de uva. O experimento foi realizado em escala laboratorial através de um sistema de frascos reatores em lotes, retirando um conjunto de triplicatas dos frascos para amostragem e análise a cada 48 horas, com a duração do teste de 12 dias. Os reatores continham resíduo, inóculo e 20% de solução nutritiva, mantendo 20% de headspace. Os reatores foram incubados em uma incubadora à temperatura mesófila (35 ± 2°C) e agitados manualmente a cada 24 horas. Três diferentes razões inóculo/substrato (I/S) de 0,75, 1,5 e 3 foram utilizadas para avaliar a produção de metano, as remoções orgânicas e no final da degradação a morfologia da comunidade bacteriana por meio de microscopia eletrônica de varredura. A relação I/S 3 forneceu os melhores resultados para carregamento de sistemas anaeróbicos, indicando que o bagaço de uva apresenta potencial para tratamento biológico através da digestão anaeróbica.


Publicado
03/09/2020
Seção
Artigos