Conectividade como fator controlador da intensidade do pulso de inundação em lagoas marginais do Rio Taquari

  • Adriana Maria Güntzel Laboratório de Estudos Territoriais. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Avenida Dom Antônio Barbosa, n° 4155, CEP: 79115-898, Campo Grande, MS, Brazil.
  • William Marcos da Silva Laboratório de Ecologia. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Avenida Rio branco, n° 1270, CEP: 70304-702, Corumbá, MS, Brazil.
  • Eliana Aparecida Panarelli Departamento de Ciências Exatas e da Terra. Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Avenida Professor Mário Palmério, n° 1001(Bloco B), CEP: 38200-000, Frutal, MG, Brazil.
Palavras-chave: bacia hidrográfica do Alto Paraguai, interações rio-lagoa, planície de inundação tropical.

Resumo

O rio Taquari é um dos afluentes mais importantes do rio Paraguai, cujos sedimentos são transportados e depositados na planície, formando o maior leque aluvial do mundo, conhecido como Pantanal. Na planície de inundação, o curso do rio vem sendo modificado por processo de sedimentação, resultando em lagos com graus distintos de conectividade com o rio. Este estudo teve como objetivo avaliar a influência da conectividade durante um ciclo hidrológico nas características físicas e químicas da água nos lagos meândricos da planície de inundação do rio Taquari, Mato Grosso do Sul, Brasil. As amostragens foram realizadas mensalmente, de maio de 2005 a junho de 2006. Os dados físicos e químicos da água e as variáveis nível do rio e intensidade da chuva foram correlacionados por PCA (Análise de Componentes Principais). As diferenças limnológicas resultaram de graus distintos de conectividade entre as lagoas e o rio Taquari. As variações nas estações seca e chuvosa estabeleceram um gradiente que se estende ao longo de um continuum espaço-tempo e gera maior heterogeneidade ambiental e, consequentemente, maior biodiversidade. Assim, concluímos que esse mosaico de lagos e a paisagem circundante requer proteção e preservação devido a sua importância para a conservação da biodiversidade.


Publicado
29/07/2020
Seção
Artigos