Gráficos de controle no monitoramento da irrigação por gotejamento com diferentes cargas hidráulicas

  • Allan Remor Lopes Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Rua Universitária, n° 2069, CEP: 85819-110, Cascavel, PR, Brazil.
  • Marcio Antonio Vilas Boas Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Rua Universitária, n° 2069, CEP: 85819-110, Cascavel, PR, Brazil.
  • Felix Augusto Pazuch Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Rua Universitária, n° 2069, CEP: 85819-110, Cascavel, PR, Brazil.
  • Diane Aparecida Ostroski Coordenação de Engenharia Civil. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Rua Cristo Rei, n° 19, Cep: 85902-490, Toledo, PR, Brazil.
  • Marta Juliana Schmatz Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Rua Universitária, n° 2069, CEP: 85819-110, Cascavel, PR, Brazil.
Palavras-chave: gráfico de controle MMEP, gráfico de controle Shewhart uniformidade, microirrigação.

Resumo

Nesse estudo, um sistema de irrigação por gotejamento com diferentes cargas hidráulicas foi monitorado por gráficos de controle. Este experimento foi conduzido no Núcleo Experimental de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, localizado no município de Cascavel, Paraná. Neste estudo, o sistema de irrigação por gotejamento foi conduzido por gravidade, com 4 cargas hidráulicas (10, 11, 12 e 15 kPa); 25 ensaios foram realizados para cada carga hidráulica. Além disso, sua uniformidade foi determinada pelo coeficiente de uniformidade de distribuição. O monitoramento da sua uniformidade foi realizado pelos gráficos de controle de Shewhart e da Média Móvel Exponencialmente Ponderada (MMEP). O aumento da carga hidráulica aumentou a uniformidade de distribuição. O uso das cargas hidráulicas de 12 e 15 kPa obtiveram uma boa uniformidade, enquanto que as cargas hidráulicas de 10 e 11 kPa produziram uma uniformidade regular. A utilização dos gráficos de controle mostrou ser eficiente, o gráfico de controle de Shewhart demonstrou ser mais robusto, enquanto que o gráfico de controle MMEP, indicou tendências e desvios não apresentados pelo gráfico de controle de Shewhart, sendo mais sensível.


Publicado
08/07/2020
Seção
Artigos