Influência da adição de areia na retenção inicial do desaguamento de lodos finos por geotêxtil

  • Gabriel Luis Anibal de Oliveira Departamento de Geotecnia. Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Praça Marechal Eduardo Gomes, n° 50, CEP: 12228-900, São José dos Campos, SP, Brazil.
  • Delma de Mattos Vidal Departamento de Geotecnia. Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Praça Marechal Eduardo Gomes, n° 50, CEP: 12228-900, São José dos Campos, SP, Brazil.
Palavras-chave: filtração, geossintéticos, proteção ambiental

Resumo

A necessidade de investigar métodos para facilitar a correta disposição de resíduos com alto teor de água faz-se eminente frente ao cenário de degradação dos corpos d’água. Nesse contexto, o uso de Sistemas Confinante em Geotêxteis (SCG) têm se mostrado promissor no desaguamento de uma variedade de sedimentos com alto teor de água, objetivando reduzir seu volume final, encapsulando as partículas e permitindo a drenagem do fluido. Especialmente em Estações de Tratamento de Água, os geotêxteis empregados nesses sistemas tem boa resistência à tração e rigidez para suportar solicitações mecânicas; e propriedades hidráulicas que garantem boa drenagem. Nessas aplicações, o elemento geotêxtil deve garantir o confinamento dos resíduos e a retenção de algumas partículas que formarão a torta de filtro, elemento que controlará as condições internas de fluxo. O presente trabalho investigou como pequenas porções de areia influenciam a retenção de partículas finas. A lama utilizado consistiu de uma mistura de água filtrada com duas frações bem definidas de quartzo moído: FG, um silte e CG, uma areia fina. Os resultados mostram que pequenas quantidades de areia conseguem iniciar a formação de pré-filtro, mesmo que o diâmetro máximo das partículas finas seja menor que o tamanho da abertura de filtração do geotêxtil. Os resultados indicam que a eficiência da retenção aumenta gradualmente à medida que CG aumenta na solução, até uma fração de CG próxima a 14%, o que representa apenas 0,7% da solução total. O aumento na retenção de partículas foi diretamente proporcional ao aumento da fração GC até atingir a eficiência de filtração de aproximadamente 72%, onde se estabiliza.


Publicado
02/06/2020
Seção
Artigos