Cenário futuro (2011-2040) de mudanças temporais e espaciais na precipitação ao longo da bacia dos rios Paraitinga e Paraibuna, São Paulo, Brasil

  • Rodrigo Cesar da Silva Departamento de Ciências Agrárias. Universidade de Taubaté (UNITAU), Est. Mun. Dr. José Luiz Cembranelli, n° 5000, CEP: 12081-010, Taubaté, SP, Brazil.
  • Gilberto Fisch Departamento de Ciências Agrárias. Universidade de Taubaté (UNITAU), Est. Mun. Dr. José Luiz Cembranelli, n° 5000, CEP: 12081-010, Taubaté, SP, Brazil.
  • Thiago Adriano dos Santos Departamento de Ciências Agrárias. Universidade de Taubaté (UNITAU), Est. Mun. Dr. José Luiz Cembranelli, n° 5000, CEP: 12081-010, Taubaté, SP, Brazil.
Palavras-chave: HadCM3, simulação climática, SRES, Vale do Paraíba.

Resumo

A alteração dos regimes climáticos globais em função da ação antrópica e da emissão excessiva de gases do efeito estufa tem sido amplamente pesquisado pois altera os padrões da normal climatológica, gerando modificações nas temperaturas e precipitação em todo o mundo. Para tanto, esta pesquisa busca analisar a variabilidade espacial e temporal da precipitação ao longo das bacias dos rios Paraitinga e Paraibuna que juntas formam a represa de Paraibuna, a principal da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, e que abastece a Região Metropolitana de São Paulo por meio de transposição de água para o Sistema Cantareira, a Região Metropolitana do Rio de Janeiro por meio da transposição para a bacia do rio Guandú e a Região Metropolitana do Vale do Paraíba, uma das mais industrializadas do Brasil. Para investigar as tendências futuras de precipitação foram utilizados dados de simulação climática do passado e futuro do modelo HadCM3/Eta, SRES (Special Report Emission Scenarious) A1B, e também a análise de precipitação por meio das técnicas dos Quantis para determinar chuvas extremas e períodos de seca. Os resultados apontam para um aumento das médias de precipitações na região, seguida de uma maior intensidade de chuvas extremas, o que poderá acarretar uma maior ocorrência de desastres naturais relacionados a escorregamento de massas.

 

Biografia do Autor

Rodrigo Cesar da Silva, Departamento de Ciências Agrárias. Universidade de Taubaté (UNITAU), Est. Mun. Dr. José Luiz Cembranelli, n° 5000, CEP: 12081-010, Taubaté, SP, Brazil.
 
Gilberto Fisch, Departamento de Ciências Agrárias. Universidade de Taubaté (UNITAU), Est. Mun. Dr. José Luiz Cembranelli, n° 5000, CEP: 12081-010, Taubaté, SP, Brazil.
 
Thiago Adriano dos Santos, Departamento de Ciências Agrárias. Universidade de Taubaté (UNITAU), Est. Mun. Dr. José Luiz Cembranelli, n° 5000, CEP: 12081-010, Taubaté, SP, Brazil.
 
Publicado
26/12/2019
Seção
Especial