Modelagem de distribuição potencial da Eichhornia crassipes em escala global: riscos e ameaças para os ecossistemas aquáticos

  • Pedro Fialho Cordeiro Departamento de Cartografia. Instituto de Geociências. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Avenida Presidente Antônio Carlos, n° 6627, CEP: 31270-901, Belo Horizonte, MG, Brazil
  • Fernando Figueiredo Goulart Centro de Desenvolvimento Sustentável. Universidade de Brasília (UnB), Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, CEP: 70.904-970, Asa Norte, Brasília, DF, Brazil.
  • Diego Rodrigues Macedo Departamento de Geografia. Instituto de Geociências. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Avenida Presidente Antônio Carlos, n° 6627, CEP: 31270-901, Belo Horizonte, MG, Brazil.
  • Mônica de Cássia Souza Campos Instituto SENAI de Tecnologia em Meio Ambiente. Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Avenida José Cândido da Silveira, n° 2000, CEP: 31035-536, Belo Horizonte, MG, Brazil.
  • Samuel Rodrigues Castro Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. Faculdade de Engenharia. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Rua José Lourenço Kelmer, s/n, CEP: 36036-900, Juiz de Fora, MG, Brazil.
Palavras-chave: aguapé, espécies invasoras, modelos de distribuição de espécies

Resumo

O aguapé é listado entre as 100 piores plantas invasoras, além de ter sido classificado como a 11ª pior espécie invasora da Europa dado seu impacto na biodiversidade aquática e utilização de recursos hídricos pelas populações humanas. Prever a distribuição é o primeiro passo para entender a adequabilidade do nicho e prever o impacto da invasão pela espécie. Nesta pesquisa, um modelo de distribuição potencial do aguapé foi elaborado para avaliar o risco global de invasão, por meio da sobreposição deste modelo a áreas de biodiversidade e consumo de água. O algoritmo MaxEnt - Maximum Entropy foi utilizado na construção do modelo e incluiu cinco camadas bioclimáticas e uma de áreas urbanizadas. A camada de áreas urbanas foi a que mais contribuiu individualmente para o modelo e destacou a importância das cidades como fonte ou mecanismo de dispersão do aguapé. Os hotspots globais de biodiversidade estão predominantemente situados em regiões de alta adequabilidade para a espécie. Os sítios de Ramsar e as unidades de conservação globais estão em um nível de risco mais baixo do que os hotspots. No entanto, cenários futuros de mudanças climáticas e o crescimento urbano podem colocar essas áreas em maior risco de invasão. Ameaças provocadas pelo aguapé são possivelmente mais agudas nas regiões que sofrem com a seca crônica. Os resultados sugerem que modelos de distribuição potencial que não incluem variáveis antrópicas podem estar significativamente subestimando a distribuição potencial de espécies invasoras. Além disso, a plasticidade ecológica dessa espécie e sua associação com centros urbanos aumentam a preocupação com os impactos do aguapé na biodiversidade e sobre os recursos hídricos.


Biografia do Autor

Pedro Fialho Cordeiro, Departamento de Cartografia. Instituto de Geociências. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Avenida Presidente Antônio Carlos, n° 6627, CEP: 31270-901, Belo Horizonte, MG, Brazil
     
Fernando Figueiredo Goulart, Centro de Desenvolvimento Sustentável. Universidade de Brasília (UnB), Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, CEP: 70.904-970, Asa Norte, Brasília, DF, Brazil.
    
Diego Rodrigues Macedo, Departamento de Geografia. Instituto de Geociências. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Avenida Presidente Antônio Carlos, n° 6627, CEP: 31270-901, Belo Horizonte, MG, Brazil.
   
Mônica de Cássia Souza Campos, Instituto SENAI de Tecnologia em Meio Ambiente. Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Avenida José Cândido da Silveira, n° 2000, CEP: 31035-536, Belo Horizonte, MG, Brazil.
  
Samuel Rodrigues Castro, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. Faculdade de Engenharia. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Rua José Lourenço Kelmer, s/n, CEP: 36036-900, Juiz de Fora, MG, Brazil.
 
Publicado
14/04/2020
Seção
Artigos