Sobre tempos hidráulicos característicos através de modelagem hidrodinâmica computacional: discussão e aplicação à Lagoa dos Patos (RS)

  • Laura Aguilera Área de Engenharia Costeira. Programa de Engenharia Oceânica. Instituto Alberto Luis Coimbra de Pós Graduação de Engenharia. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Centro de Tecnologia, Bloco C, S/N, CEP: 21941-972, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
  • Ana Lígia Favaro Dos Santos Área de Engenharia Costeira. Programa de Engenharia Oceânica. Instituto Alberto Luis Coimbra de Pós Graduação de Engenharia. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Centro de Tecnologia, Bloco C, S/N, CEP: 21941-972, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
  • Paulo Cesar Colonna Rosman Área de Engenharia Costeira. Programa de Engenharia Oceânica. Instituto Alberto Luis Coimbra de Pós Graduação de Engenharia. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Centro de Tecnologia, Bloco C, S/N, CEP: 21941-972, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
Palavras-chave: hidrodinâmica ambiental, modelagem hidrodinâmica, tempos hidráulicos característicos.

Resumo

Embora a análise de tempos hidráulicos característicos seja uma ferramenta importante para estudar trocas de massas de água e identificar áreas propensas a estagnação de águas, que são potencialmente vulneráveis a efeitos de eutrofização, seus conceitos e usos são interpretados de forma errada com frequência. Este artigo compara as diferenças e similaridades entre tempos hidráulicos característicos, CHT, amplamente utilizados, tais como: Tempo de Residência, Tempo de Taxas de Renovação e Idade da Água. Definições precisas de cada um destes tempos característicos são incluídas neste trabalho com o intuito de evitar confusão entre os múltiplos conceitos presentes na literatura. São apresentadas metodologias para o cálculo destes CHT utilizando sistemas de modelagem hidrodinâmica e, a fim de aprimorar o entendimento, aplicadas a três casos idealizados em canais de fluxo constante: (1) Canal com fluxo uniforme; (2) canal com um afluxo lateral; (3) Canal com uma baia lateral. Posteriormente, um exemplo prático é discutido aplicando as metodologias à Lagoa dos Patos (RS). Os resultados para os casos de canais idealizados não são intuitivos. A discussão teórica esclarece a interpretação e os usos dos diferentes tempos característicos e destaca a Idade da Água como o mais versátil e multifuncional, se comparada com os outros CHT abordados neste trabalho. Os resultados da Lagoa dos Patos são um exemplo do grande valor das informações que os CHT oferecem para a gestão ambiental em corpos hídricos naturais.

 

Biografia do Autor

Laura Aguilera, Área de Engenharia Costeira. Programa de Engenharia Oceânica. Instituto Alberto Luis Coimbra de Pós Graduação de Engenharia. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Centro de Tecnologia, Bloco C, S/N, CEP: 21941-972, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
 
Ana Lígia Favaro Dos Santos, Área de Engenharia Costeira. Programa de Engenharia Oceânica. Instituto Alberto Luis Coimbra de Pós Graduação de Engenharia. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Centro de Tecnologia, Bloco C, S/N, CEP: 21941-972, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
 
Paulo Cesar Colonna Rosman, Área de Engenharia Costeira. Programa de Engenharia Oceânica. Instituto Alberto Luis Coimbra de Pós Graduação de Engenharia. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Centro de Tecnologia, Bloco C, S/N, CEP: 21941-972, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
 
Publicado
08/04/2020
Seção
Artigos