Eficiência da eletrofloculação no tratamento de águas contaminadas por resíduos orgânicos

  • Aline Nunes Andrade Universidade Ceuma, Rua Josué Montello, nº 1, CEP: 65075-120, São Luís, MA, Brazil.
  • Rodrigo Vieira Blasques Universidade Ceuma, Rua Josué Montello, nº 1, CEP: 65075-120, São Luís, MA, Brazil.
  • Paulo Cesar Mendes Villis Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais. Mestrado em Meio Ambiente. Universidade Ceuma, Rua Josué Montello, nº 1, CEP: 65075-120, São Luís, MA, Brazil.
  • Darlan Ferreira Silva Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais. Mestrado em Meio Ambiente. Universidade Ceuma, Rua Josué Montello, nº 1, CEP: 65075-120, São Luís, MA, Brazil.
  • Wolia Costa Gomes Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais. Mestrado em Meio Ambiente. Universidade Ceuma, Rua Josué Montello, nº 1, CEP: 65075-120, São Luís, MA, Brazil.
Palavras-chave: análise de componentes principais, eletrofloculação, tratamento de águas

Resumo

O crescimento populacional levou a ocupações e habitações perto de rios e lagos. Isto contribui para o aumento da poluição da água. O setor de lavanderia industrial, por exemplo, consome alta quantidade de água para seus processos e polui os corpos d'água devido ao descarte inadequado de seus efluentes, que contém inúmeros compostos nocivos. Este estudo utiliza a eletrofloculação no tratamento de efluentes e avalia sua eficiência por meio da análise de turbidez, demanda química de oxigênio (DQO) e níveis de pH. Utilizou chapas de alumínio e zinco como eletrodos de sacrifício e análise de componentes principais (PCA) como ferramenta estatística. Foi utilizado um tempo máximo de eletrofloculação de 40 min para obter resultados eficientes do estudo. O experimento mostrou melhora significativa na qualidade da água nos aspectos físico-químicos, principalmente no que diz respeito à redução da matéria orgânica no efluente. A eficiência desse tratamento aumentou com o aumento da corrente, porém, tanto as placas de alumínio quanto as de zinco reagiram de forma diferente ao pH, DQO e turbidez. Dois componentes principais foram gerados para explicar 86,90% da variância dos dados no experimento. A análise dos componentes principais indicou que o eletrodo de alumínio apresentou a melhor correlação (|>0,5|) para pH, DQO e turbidez no tratamento de efluentes.


Biografia do Autor

Aline Nunes Andrade, Universidade Ceuma, Rua Josué Montello, nº 1, CEP: 65075-120, São Luís, MA, Brazil.
 
Rodrigo Vieira Blasques, Universidade Ceuma, Rua Josué Montello, nº 1, CEP: 65075-120, São Luís, MA, Brazil.
 
Paulo Cesar Mendes Villis, Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais. Mestrado em Meio Ambiente. Universidade Ceuma, Rua Josué Montello, nº 1, CEP: 65075-120, São Luís, MA, Brazil.
 
Darlan Ferreira Silva, Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais. Mestrado em Meio Ambiente. Universidade Ceuma, Rua Josué Montello, nº 1, CEP: 65075-120, São Luís, MA, Brazil.
 
Wolia Costa Gomes, Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais. Mestrado em Meio Ambiente. Universidade Ceuma, Rua Josué Montello, nº 1, CEP: 65075-120, São Luís, MA, Brazil.
 
Publicado
26/03/2020
Seção
Artigos