Análise estatística multivariada aplicada à avaliação da qualidade da água subterrânea na porção centro sul do estado da Bahia – Brasil

  • Maria da Conceição Rabelo Gomes Departamento de Geologia. Instituto de Geociências. Universidade Federal da Bahia (UFBA), Rua Barão de Jeremoabo, s/n, CEP: 40170-020, Salvador, BA, Brazil.
  • José Ângelo Sebastião Araújo dos Anjos Departamento de Geologia. Instituto de Geociências. Universidade Federal da Bahia (UFBA), Rua Barão de Jeremoabo, s/n, CEP: 40170-020, Salvador, BA, Brazil.
  • Rafael Ribeiro Daltro Departamento de Geologia. Instituto de Geociências. Universidade Federal da Bahia (UFBA), Rua Barão de Jeremoabo, s/n, CEP: 40170-020, Salvador, BA, Brazil.
Palavras-chave: análise de agrupamento, análise fatorial, metais pesados, semiárido.

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo identificar e avaliar as variáveis responsáveis pela contribuição de uma possível contaminação natural e/ou antrópica nas águas subterrâneas no semiárido baiano, visando subsidiar medidas de monitoramento e gestão da qualidade das águas na área. Para isso, foram utilizadas técnicas de análise multivariada referente à análise fatorial em componentes principais e de agrupamento. A análise fatorial permitiu agrupar as variáveis em dois fatores principais que explicaram 93% da variância total acumulada. As variáveis estão fortemente relacionadas com as concentrações de metais e salinidade na água. A análise de agrupamento classificou as fontes hídricas de acordo com a qualidade das águas, em três grupos em cada fator; onde concluiu-se que existe influência do background natural das rochas do município de Boquira nos recursos hídricos. Recomenda-se o monitoramento contínuo (período seco e chuvoso) da qualidade da água dos poços e nascentes situados à jusante e montante das fontes de contaminação, ainda que não sejam utilizados para abastecimento público, visando a determinação de possível pluma de contaminação do material contaminado.


Biografia do Autor

Maria da Conceição Rabelo Gomes, Departamento de Geologia. Instituto de Geociências. Universidade Federal da Bahia (UFBA), Rua Barão de Jeremoabo, s/n, CEP: 40170-020, Salvador, BA, Brazil.
  
José Ângelo Sebastião Araújo dos Anjos, Departamento de Geologia. Instituto de Geociências. Universidade Federal da Bahia (UFBA), Rua Barão de Jeremoabo, s/n, CEP: 40170-020, Salvador, BA, Brazil.
  
Rafael Ribeiro Daltro, Departamento de Geologia. Instituto de Geociências. Universidade Federal da Bahia (UFBA), Rua Barão de Jeremoabo, s/n, CEP: 40170-020, Salvador, BA, Brazil.
  
Publicado
03/02/2020
Seção
Artigos