Macroinvertebrados aquáticos do reservatório do rio Batalha para a captação das águas e abastecimento do município de Bauru, SP, Brasil (doi:10.4136/ambi-agua.87)

  • Fabio Laurindo da Silva Universidade federal de São Carlos
  • Jandira Liria Biscalquini Talamoni Universidade Estadual Paulista
  • Gabriel Lucas Bochini Universidade Estadual Paulista
  • Sonia Silveira Ruiz Universidade Paulista
  • Diana Calcidoni Moreira Universidade Estadual Paulista
Palavras-chave: Variáveis físicas e químicas, qualidade da água, bioindicadores

Resumo

Neste estudo a composição e diversidade de macroinvertebrados aquáticos foram avaliadas no reservatório de captação das águas do rio Batalha para tratamento e abastecimento do município de Bauru, SP. As coletas foram realizadas nos períodos de seca (junho a agosto/2005) e de chuva (dezembro/2005 a fevereiro/2006). Foram identificados 840 organismos distribuídos em oito táxons (oito durante a estação seca e quatro na estação chuvosa). O sistema apresentou baixa abundância e diversidade de organismos provavelmente em resposta à qualidade da água do reservatório e às variações químicas e físicas desta, associadas à ocorrência de chuvas.

Biografia do Autor

Fabio Laurindo da Silva, Universidade federal de São Carlos
Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e Mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2009), instituição na qual atualmente é doutorando. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia e Ecologia de Chironomidae (Insecta: Diptera).
Jandira Liria Biscalquini Talamoni, Universidade Estadual Paulista
Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e orienta no programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência (FC-UNESP-Bauru). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Comunidades Planctônicas de Aguas Doces, atuando principalmente nos seguintes temas: limnologia; comunidades plantônica e bentônica; educação ambiental e; ensino de ciências.
Gabriel Lucas Bochini, Universidade Estadual Paulista
Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: macroinvertebrados bentônicos, zooplancton (copepoda), qualidade da água, bioindicadores, biomonitoramento e água.
Sonia Silveira Ruiz, Universidade Paulista
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração (1969) , graduação em Ciências pela Universidade do Sagrado Coração (1971) , especialização em Biologia Ciências pela Faculdades Integradas Regionais de Avaré (1974) , especialização em Metodologia do Ensino na Área de Ciências pelo Centro de Ensino Superior de São Carlos (1975) , mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1989) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1995) . Atualmente é Professor Titular da Universidade Paulista. Tem experiência na área de Ecologia , com ênfase em Ecologia de Ecossistemas. Atuando principalmente nos seguintes
Diana Calcidoni Moreira, Universidade Estadual Paulista
Tem experiência na área de Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade da água, macroinvertebrados bentônicos, chironomidae, bioindicadores e oligochaeta.
Publicado
28/08/2009
Seção
Artigos