Análise dos Níveis de Alteração dos Aquíferos a partir da Instalação de Parques Eólicos sobre Dunas no Litoral do Ceará, Brasil

  • Maria da Conceição Rabelo Gomes Instituto de Geociências. Departamento de Geologia. Universidade Federal da Bahia (UFBA), Rua Barão de Jeremoabo, s/n, CEP: 40.170-020, Campus Universitário de Ondina, Salvador, BA, Brazil.
  • Adryane Gorayeb Departamento de Geografia. Universidade Federal do Ceará (UFC), Avenida Humberto Monte, s/n, CEP: 60.440-554, Campus Universitário do Pici, Fortaleza, CE, Brazil.
  • Dimas de Brito Souza Departamento de Geografia. Universidade Federal do Ceará (UFC), Avenida Humberto Monte, s/n, CEP: 60.440-554, Campus Universitário do Pici, Fortaleza, CE, Brazil.
  • Raquel Morais Silva Departamento de Geografia. Universidade Federal do Ceará (UFC), Avenida Humberto Monte, s/n, CEP: 60.440-554, Campus Universitário do Pici, Fortaleza, CE, Brazil.
Palavras-chave: água subterrânea, energia eólica, vulnerabilidade de aquífero sedimentar.

Resumo

A pesquisa objetivou avaliar os níveis de alteração dos aquíferos a partir da instalação de parques eólicos sobre dunas no litoral do Ceará por meio dos métodos de vulnerabilidade GOD e POSH, fluxo subterrâneo e aplicação da análise multivariada para subsidiar no monitoramento da qualidade da água subterrânea na área. Foram realizadas três etapas de campo: cadastro dos poços e fontes de poluição, medição de nível d’água e coleta de amostras de água subterrânea para análises laboratoriais. Os resultados obtidos com o método GOD demonstram o predomínio de moderada a alta vulnerabilidade natural do aquífero à poluição nas áreas do entorno do parque eólico do distrito de Amarelas (praia de Xavier e Ziu) que estão próximas ao parque eólico e que foram classificadas de acordo com o método POSH, com elevadas cargas poluidoras. Os vetores direcionais do fluxo subterrâneo estão com sentido para a praia de Xavier (vulnerabilidade alta), sede de Amarelas (vulnerabilidade moderada), Tapuiu e Montevidéu (vulnerabilidades baixas), significando que o parque eólico pode ser um potencial impacto no rebaixamento do lençol freático na área. A partir da análise multivariada, observa-se que as características das águas subterrâneas estão fortemente relacionadas com a formação geológica dos poços (Dunas e Barreiras), conferindo todas as amostras dentro do Valor Máximo Permitido para consumo humano para STD, dureza, turbidez e pH. Ressalta-se a importância em realizar estudos preliminares dos aquíferos subjacentes às áreas onde pretende-se instalar parques eólicos, considerando-se os níveis de vulnerabilidade e os riscos à poluição e alteração do aporte hídrico.

 

Biografia do Autor

Maria da Conceição Rabelo Gomes, Instituto de Geociências. Departamento de Geologia. Universidade Federal da Bahia (UFBA), Rua Barão de Jeremoabo, s/n, CEP: 40.170-020, Campus Universitário de Ondina, Salvador, BA, Brazil.
 
Adryane Gorayeb, Departamento de Geografia. Universidade Federal do Ceará (UFC), Avenida Humberto Monte, s/n, CEP: 60.440-554, Campus Universitário do Pici, Fortaleza, CE, Brazil.
 
Dimas de Brito Souza, Departamento de Geografia. Universidade Federal do Ceará (UFC), Avenida Humberto Monte, s/n, CEP: 60.440-554, Campus Universitário do Pici, Fortaleza, CE, Brazil.
 
Raquel Morais Silva, Departamento de Geografia. Universidade Federal do Ceará (UFC), Avenida Humberto Monte, s/n, CEP: 60.440-554, Campus Universitário do Pici, Fortaleza, CE, Brazil.
 
Publicado
30/10/2019
Seção
Artigos