Análise espaço-temporal da cobertura do solo em faixas de áreas de preservação permanente (APPs) no município de Sorocaba, SP, Brasil (doi:10.4136/ambi-agua.94)
Palavras-chave:
mapa de cobertura do solo, faixa de APP, geoprocessamento
Resumo
Considerando a importância fundamental que a mata ciliar possui na manutenção da qualidade ambiental de uma bacia hidrográfica e da necessidade que há em revegetar trechos desprovidos de vegetação, neste trabalho investigaram-se quais classes de cobertura do solo ocorrem nas faixas consideradas Área de Preservação Permanente (APP) no município de Sorocaba – SP em três épocas: 1988, 1995 e 2003. Por meio de técnicas de geoprocessamento, gerou-se um arquivo contendo as faixas de APP dos cursos d’água ocorrentes ao longo da área de estudo e efetuou-se a sobreposição desse mapa com os mapas de cobertura do solo. Os resultados apontam que 58,43% do total de faixas de APPs possuem uma cobertura do solo desprovida de vegetação e que necessitam de um programa de restauração florestal, representando 5.400 hectares de APP a ser revegetado.
Publicado
29/08/2009
Edição
Seção
Artigos
Autores mantêm os direitos autorais pelo seu artigo. Entretanto, repassam direitos de primeira publicação à revista Ambiente & Água - An Interdisciplinary Journal of Applied Science. Em contrapartida, a revista pode transferir os direitos autorais, incluindo direito de enviar o trabalho para outras bases de dados ou meios de publicação. A revista exerce a licença CC BY 4.0