Análise multivariada na avaliação de atributos do solo em áreas sob diferentes usos na região de Humaitá, AM RESUMO

  • José Carlos Marques Pantoja Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA). Colegiado de Agronomia. Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Rua Vinte e Nove de Agosto, 786, CEP 69800-000, Humaitá, AM, Brazil.
  • Milton César Costa Campos Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA). Colegiado de Agronomia. Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Rua Vinte e Nove de Agosto, 786, CEP 69800-000, Humaitá, AM, Brazil.
  • Alan Ferreira Leite de Lima Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA). Colegiado de Agronomia. Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Rua Vinte e Nove de Agosto, 786, CEP 69800-000, Humaitá, AM, Brazil.
  • José Maurício da Cunha Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA). Colegiado de Agronomia. Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Rua Vinte e Nove de Agosto, 786, CEP 69800-000, Humaitá, AM, Brazil.
  • Emily Lira Simões Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA). Colegiado de Agronomia. Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Rua Vinte e Nove de Agosto, 786, CEP 69800-000, Humaitá, AM, Brazil.
  • Ivanildo Amorim de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), RO-257, Km 13, CEP 76878-899, Ariquemes, RO, Brazil.
  • Laércio Santos Silva Faculdade de Ciências Agrarias e Veterinárias (FCAV). Departamento de Solos e Adubos. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Via de Acesso Professor Paulo Donato Castellane, S/N, CEP 14884-900, Jaboticabal, SP, Brazil.
Palavras-chave: atributos físicos e químicos, covariáveis ambientais, manejo do solo.

Resumo

O reconhecimento da influência das práticas de manejo nas condições físicas e químicas do solo é substancial para a agricultura sustentável. Por essa razão, o estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o comportamento de atributos do solo sob diferentes usos na região de Humaitá, AM, utilizando métodos estatísticos multivariados. O estudo foi desenvolvido em 8 propriedades rurais produtoras de banana, pastagem, milho, café, mandioca, hortaliças, sistema agroflorestal e fragmento florestal. Amostras de solos com estrutura preservada nas camadas de 0,0 - 0,10 e 0,10 - 0,20 m foram coletadas aleatoriamente em 5 pequenas trincheiras por área, totalizando 32 amostras nos sistemas de manejo, para determinar os atributos físicos e químicos. Os dados foram então submetidos à análise estatística univariada e multivariada. Análises exploratórias de dados (componentes principais e dendrogramas) e frequência de covariáveis ambientais foram eficientes em distinguir ambientes de produção, portanto a classificação multivariada baseada em atributos físicos e químicos do solo pode auxiliar no planejamento adequado do uso da terra. A análise dos componentes principais indica que a DS apresenta dependência direta com o RSP, sinalizando o uso do solo com pastagem o único no processo de compactação. A acidez do solo é o principal fator limitante para o desenvolvimento da cultura, exigindo a adoção de práticas corretivas de pH do solo com melhorias na oferta de nutrientes. A conversão da floresta para pastagem manteve a característica estrutural do solo, enquanto os demais usos incrementaram melhorias na qualidade física e fertilidade do solo.


Publicado
10/09/2019
Seção
Artigos