Atributos químicos do solo irrigado com efluente de esgoto tratado e cultivado com pimentão

  • Waltoíres Reis da Silva Júnior Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV), Universidade de Brasília (UNB). Campus Darcy Ribeiro, ICC Sul, S/N, CEP 70910-900, Brasília, DF, Brazil.
  • Delvio Sandri Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV), Universidade de Brasília (UNB). Campus Darcy Ribeiro, ICC Sul, S/N, CEP 70910-900, Brasília, DF, Brazil.
  • Cícero Célio de Figueiredo Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV), Universidade de Brasília (UNB). Campus Darcy Ribeiro, ICC Sul, S/N, CEP 70910-900, Brasília, DF, Brazil.
  • Rodrigo Moura Pereira Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV), Universidade de Brasília (UNB). Campus Darcy Ribeiro, ICC Sul, S/N, CEP 70910-900, Brasília, DF, Brazil.
Palavras-chave: nutrientes no solo, qualidade da água, reúso de água.

Resumo

O uso de efluentes de esgoto tratado (EET) para fins de irrigação se destaca pelo reaproveitamento da água e pelo aporte de nutrientes ao solo, representando os dois principais benefícios ambientais. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da aplicação de EET sobre a quantidade de nutriente adicionado ao solo e alteração nos atributos químicos de um Latossolo Vermelho Amarelo na camada de 0,0 a 0,2 m, sob cultivo de pimentão, híbrido Canário F1, irrigado por gotejamento superficial. O experimento foi desenvolvido em condições de campo no período de setembro de 2015 a janeiro de 2016. O delineamento estatístico foi em blocos casualizados, com quatro repetições, com os seguintes tratamentos: água de córrego, EET, água de córrego com adubação de base, EET com adubação de base, EET com adubação de cobertura e EET com adubação de cobertura e de base, com quatro repetições. A irrigação com EET no cultivo de pimentão aumentou os teores de potássio, mas não afetou os teores de fósforo, matéria orgânica e o pH do solo ao final do ciclo de cultivo. Foram adicionados ao solo, por meio de irrigação com EET, 10 kg ha-1 de nitrogênio total, 10 kg ha-1 de potássio total e 0,5 kg ha-1 de fosfato total. De maneira geral, a aplicação de EET promoveu maior produtividade de pimentão do que o uso de água de córrego, mesmo sob complementação de adubação mineral.


Publicado
10/09/2019
Seção
Artigos