Sensibilidade da conectividade hidrológica em uma bacia semiárida com uma rede de alta densidade de reservatórios

  • Cristian Epifanio Toledo Universidade Estadual de Goiás (UEG), Palmeiras de Goiás, GO, Brasil Departamento de Agronomia.
  • Nayra Rodrigues Alcantara Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP).
Palavras-chave: análise de sensibilidade, modelagem hidrológica, mudanças climáticas.

Resumo

Os reservatórios de água, em geral, têm sido considerados a principal causa de redução da conectividade hidrológica a jusante nos canais. Portanto, este estudo tem como objetivo analisar a sensibilidade da conectividade hidrológica na bacia hidrográfica do reservatório de Orós, utilizando o modelo ResNet, desenvolvido para simular os processos envolvidos na conectividade hidrológica fluvial em ambientes com alta densidade de reservatórios. A análise da conectividade hidrológica foi realizada com o modelo ResNetM, que simulou processos hidrológicos e considerou a conectividade hidrológica entre os reservatórios, de acordo com os critérios estabelecidos nesta pesquisa. Para identificar os principais elementos que afetam a conectividade hidrológica, foi realizada a análise de sensibilidade (SI) de alguns parâmetros de entrada do modelo. A análise de sensibilidade indicou que a modificação da topologia da rede de reservatórios foi a variável que apresentou maior sensibilidade à conectividade hidrológica, com um valor de sensibilidade de 1,07, seguido do coeficiente de escoamento, que obteve uma sensibilidade de 0,8. A modificação da precipitação pluviométrica e da capacidade de armazenamento do reservatório mostrou uma sensibilidade intermediária, com valores de 0,46 e 0,45, respectivamente. Por outro lado, os parâmetros de potencial evaporação e perda de transmissão, apresentaram a menor sensibilidade, obtendo valores de 0,19 e 0,01, respectivamente. Conclui-se que o coeficiente de escoamento e a rede de reservatórios (mudança no número do reservatório da rede) foram os parâmetros avaliados com a maior sensibilidade de conectividade hidrológica. Assim, a alteração da paisagem pelo homem, proporciona mudanças significativas na navegação fluvial entre os reservatórios da bacia.


Publicado
16/07/2019
Seção
Artigos