Influência da piscicultura em tanques-redes de grande volume na qualidade da água do Parque Aquícola Ponte Pensa, Reservatório Ilha Solteira, SP, Brasil

  • Edna Ferreira Rosini Universidade Guarulhos (UNG), Guarulhos, SP, Brasil Centro de Pós-graduação e Pesquisa.
  • Andréa Tucci Instituto de Botânica (IBOT), São Paulo, SP, Brasil Núcleo de Pesquisa em Ficologia.
  • Clóvis Ferreira do Carmo Instituto de Pesca (IP), São Paulo, SP, Brasil Centro de Recursos Hídricos.
  • Helenice Pereira de Barros Instituto de Pesca (IP), São José do Rio Preto, SP, Brasil Centro de Pesquisa do Pescado Continental.
Palavras-chave: fósforo total, íon amônio, piscicultura.

Resumo

O objetivo do presente estudo é analisar a variação espacial e temporal das variáveis físicas e químicas da água na zona de influência da tilapicultura em tanques-redes (20x20x3 m) no parque aquícola Ponte Pensa (Reservatório de Ilha Solteira), abrangendo os períodos pré e pós-introdução da produção. Amostras da água foram obtidas mensalmente (agosto/2011 a julho/2013) na subsuperfície em três estações de amostragem: jusante da área de criação (S1), local de criação (S2) e a montante (S3) (n=72). Foram avaliadas a temperatura da água, pH, oxigênio dissolvido, transparência, turbidez, condutividade elétrica, íon amônio e fósforo total. Utilizou-se a PCA para análise conjunta dos dados. A PCA explicou 61% da variabilidade conjunta dos dados nos dois primeiros componentes. As atividades da piscicultura em tanques-rede provocaram alterações temporais, detectadas especialmente a partir de janeiro de 2013, e sutis alterações espaciais nas variáveis físicas e química da água. O íon amônio e o fósforo total foram as variáveis que mais indicaram a influência desta atividade na qualidade da água, confirmados pela PCA que demostrou duas fases temporais distintas: Fase 1- em que as condições limnológicas antes da produção de peixes em tanques-rede foram caracterizadas pelas maiores concentrações de oxigênio dissolvido e altas temperaturas; e Fase 2 – período pós-produção, que foi caracterizada pelas concentrações mais elevadas de fósforo total e íon amônio.


Publicado
26/06/2019
Seção
Artigos