Influência da cobertura morta orgânica no manejo da irrigação por gotejamento do cultivo de repolho

  • Andressa Scholz Berça Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Araras, SP, Brasil Departamento de Recursos Naturais e Proteção Ambiental (DRNPA).
  • Thais Grandizoli Mendonça Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Araras, SP, Brasil Departamento de Recursos Naturais e Proteção Ambiental (DRNPA).
  • Claudinei Fonseca Souza Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Araras, SP, Brasil Departamento de Recursos Naturais e Proteção Ambiental (DRNPA).
Palavras-chave: irrigação localizada, palha de cana-de-açúcar, recursos hídricos, TDR.

Resumo

A irrigação tem sido apontada nas últimas décadas como o maior consumidor de água. Considerando a necessidade de um uso racional dos recursos hídricos e a importância da cobertura morta para o plantio, o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da cobertura morta orgânica (palha de cana-de-açúcar) sob o armazenamento de água no solo para o desenvolvimento da cultura do repolho. Esta pesquisa foi conduzida no CCA/UFSCar e o delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com quatro repetições e dois tratamentos com e sem palha de cana-de-açúcar. A aplicação de água foi realizada por um sistema de irrigação por gotejamento e o manejo da irrigação foi determinado a partir dos dados coletados pelo TDR. O uso da cobertura orgânica não interferiu na produtividade do repolho em condições de casa de vegetação. A palha apresenta eficiência para redução da evaporação do solo e, consequentemente, aumenta a eficiência do uso da água. Foi possível economizar até 28,1 mm (14,5%) de profundidade da água através da cobertura do solo.


Publicado
26/06/2019
Seção
Artigos