Análise das condições de nuvens em imagens Sentinel-2 MSI e Landsat-8 OLI de um lago de abastecimento público em Belém-Pará-Brasil

  • Vítor Abner Borges Dutra Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, PA, Brasil Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA).
  • Paulo Amador Tavares Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, PA, Brasil Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA).
  • Hebe Morganne Campos Ribeiro Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, PA, Brasil Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA).
Palavras-chave: águas amazônicas, lago bolonha, sensoriamento remoto.

Resumo

O processo de eutrofização leva à redução da qualidade da água e a perdas econômicas no mundo todo. Além disso, é possível aplicar técnicas de sensoriamento remoto para o monitoramento de ambientes aquáticos. Neste estudo, objetivou-se analisar o uso combinado dos dados Sentinel-2 Multispectral Instrument e Landsat-8 Operational Land Imager para o monitoramento de um ambiente aquático eutrofizado sob condições adversas de nuvens, de julho de 2016 a julho de 2018. Foi realizada a pré-seleção dos dados e posteriormente as cenas foram adquiridas para uma investigação mais aprofundada. Criou-se uma chave de interpretação para as condições de nuvens da área de estudo e foram agrupadas cada uma das 125 cenas em uma Análise de Componentes Principais (ACP). A ACP agrupou meses com similaridades nas condições de nuvens, destacando seus padrões em termos de estação chuvosa e seca para a área de estudo. Outro resultado interessante foi que, mesmo sob o regime adverso de nuvens inerente da Amazônia, o uso combinado de ambos dados de imagens de satélites gratuitos pode ser útil para uma análise mais aprofundada, como a mensuração de clorofila a, matéria orgânica colorida dissolvida, sólidos suspensos totais e turbidez. No entanto, destaca-se que, primeiramente, investimentos devem ser realizados de forma a validar dados in situ, para que um programa de monitoramento possa ser construído através de aplicações de sensoriamento remoto.


Publicado
26/06/2019
Seção
Artigos