Modelagem e avaliação de desempenho hidráulico de dispositivo gotejador acoplado a rede de distribuição de água ramificada

  • Renato Braga Zanca Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá, MG, Brasil Instituto de Recursos Naturais (IRN).
  • Fernando das Graças Braga da Silva Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá, MG, Brasil Instituto de Recursos Naturais (IRN).
  • Daniele Ornaghi Sant`Anna Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá, MG, Brasil Instituto de Recursos Naturais (IRN).
  • Alex Takeo Yasumura Lima Silva Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá, MG, Brasil Instituto de Recursos Naturais (IRN).
  • Hélcio Francisco Villa Nova Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá, MG, Brasil Instituto de Engenharia Mecânica (IEM).
  • Ivan Felipe dos Santos Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá, MG, Brasil Instituto de Recursos Naturais (IRN).
  • José Antônio Tosta dos Reis Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil Departamento de Engenharia Ambiental.
Palavras-chave: dinâmica de fluidos computacional (CFD), gotejador, irrigação.

Resumo

A irrigação é responsável por aproximadamente 70% do consumo de água doce do mundo e é um dos principais fatores por trás da crescente escassez de água global. As técnicas e sistemas de irrigação são extremamente diferenciadas e complexas. Neste contexto, as ferramentas de dinâmica de fluidos computacional (CFD) ganham relevância, permitindo uma análise detalhada e previsão do comportamento hidráulico em diferentes situações. Com o objetivo de avaliar os detalhes do escoamento no gotejador, o presente estudo se aplica a ferramentas de CFD para um sistema de irrigação por gotejamento sob três perspectivas diferentes: (i) analisando o sistema completo composto de tubulações e gotejador; (ii) analisar apenas o gotejador isolado  expandido e modelo bifásico; e (iii) com o gotejador isolado operando em regime transiente. Os resultados da modelagem e simulação mais tarde permitiu uma visão completa dos campos de velocidade e pressão e fricção perda ao longo da geometria. O processo de formação de gotas na saída do gotejador pode ser exibido com detalhes e a saída do fluxo de gotejador obtido foi próximo ao valor nominal do fabricante, no caso de análises do gotejador isolado. Embora não tenha sido possível no momento uma comparação com resultados provenientes de experimentos, com base em catálogos de fabricantes, as qualidades dos resultados foram bons e modelagem bem sucedida.


Publicado
20/05/2019
Seção
Artigos