Perovskitas do tipo CaTiO3 na Fotocatálise de Efluentes Têxteis

  • Ana Maria Ferrari Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Apucarana, PR, Brasil Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA).
  • Talitha Oliveira Germiniano Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Apucarana, PR, Brasil Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA).
  • Jaqueline Elisabete Savoia Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Apucarana, PR, Brasil Coordenação de Engenharia Química.
  • Rubiane Ganascim Marques Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Apucarana, PR, Brasil Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA).
  • Valquíria Aparecida dos Santos Ribeiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Apucarana, PR, Brasil Coordenação de Engenharia Têxtil.
  • Ana Cláudia Ueda Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Apucarana, PR, Brasil Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA).
Palavras-chave: efluente de curtume, efluente têxtil, fotocatalisador, fotocatálise, perovskita, titanato de cálcio.

Resumo

O material CaTiO3 do tipo perovskita foi sintetizado pelo método dos precursores poliméricos e caracterizado. Os parâmetros da reação fotocatalítica foram otimizados pela metodologia de análise de superfície de resposta na degradação do azul de metileno sob radiação UV. Após a otimização, as águas residuais têxteis e de curtume foram tratadas e a redução da DQO foi avaliada. Em condições otimizadas (pH = 11,2 e 1 g L-1 de concentração de catalisador), os resultados obtidos para a fotodegradação dos efluentes reais após 240 min de irradiação foram de 45% de redução de DQO para os dois efluentes. As reações foram ajustadas para a cinética de pseudo primeira ordem e as constantes de velocidade foram 2,07 x 10-3 (min-1) e 2,23 x 10- 3 (min-1) para redução de DQO para o efluente têxtil e de curtume, respectivamente.


Publicado
20/05/2019
Seção
Artigos