Relações pontuais entre o uso e ocupação da terra e a qualidade da água obtida pela avaliação dos efeitos genotóxicos em bioindicadores vegetais

  • Jéssica Sieklicki Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati, PR, Brasil Departamento de Engenharia Ambiental (DENAM).
  • Nilton Cesar Pires Bione Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati, PR, Brasil Departamento de Engenharia Ambiental (DENAM).
  • Paulo Costa de Oliveira-Filho Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati, PR, Brasil Departamento de Engenharia Ambiental (DENAM).
  • Viviane Fernandes de Souza Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati, PR, Brasil Departamento de Engenharia Ambiental (DENAM).
  • Kelly Geronazzo Martins Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati, PR, Brasil Departamento de Engenharia Ambiental (DENAM).
Palavras-chave: anormalidades cromossômicas, metodologia alternativa de análise da qualidade da água, sensoriamento remoto.

Resumo

As atividades antrópicas bem como o uso e ocupação da terra estão intimamente ligadas à qualidade da água e do solo. Uma alternativa para avaliar suas influências na qualidade da água em corpos hídricos é através do biomonitoramento utilizando Allium cepa como organismo bioindicador. Esta técnica permite detectar anormalidades citogenéticas nas células meristemáticas radiculares de Allium cepa após o contato com a amostra de água analisada. Assim, realizou-se a avaliação do potencial genotóxico de águas do Rio da Antas no perímetro urbano do município de Irati-PR e com o auxílio de imagens orbitais fusionadas de alta resolução do satélite Geoeye, buscou-se possíveis relações com o uso e ocupação da terra do entorno deste rio. O biomonitoramento foi realizado em três pontos amostrais distintos. Integrando-se os dados, obteve-se, com o teste de Fisher e mediante uma análise de coordenadas principais (PCoA), uma igualdade estatística entre o controle negativo e o ponto 1 e entre o ponto 2 e 3, sendo que os primeiros apresentaram baixa frequência de anormalidades cromossômicas e os últimos, médias maiores. Além disso, o ponto 1 apresentou forte influência de vegetação arbórea e os pontos 2 e 3, forte influência de área urbanizada, com expressiva degradação das áreas de preservação permanente (APPs). Os resultados confirmaram a notável interferência antrópica ao ecossistema, bem como, a importância da APP na preservação e qualidade do recurso hídrico.


Publicado
19/03/2019
Seção
Artigos