Isoscapes e seu uso no contexto brasileiro: ferramenta essencial para a interpretação dos dados isotópicos e a gestão dos recursos naturais

  • João Paulo Sena-Souza Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil Instituto de Ciências Biológicas (IB). Departamento de Ecologia.
  • Fábio José Viana Costa Instituto Nacional de Criminalística (INC), Brasília, DF, Brasil Departamento de Polícia Federal.
  • Gabriela Bielefeld Nardoto Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil Instituto de Ciências Biológicas (IB). Departamento de Ecologia.
Palavras-chave: isótopos estáveis, padrões espaciais, paisagem isotópica.

Resumo

Padrões de distribuição espacial de isótopos estáveis podem ser apresentados em mapas chamados de isoscapes e têm sido amplamente utilizados para rastrear processos biogeoquímicos em sistemas naturais e antrópicos. Isoscapes têm o potencial de melhorar a disseminação e interpretação dos padrões espaciais de isótopos estáveis, aumentar a apropriação de resultados científicos por não-especialistas e melhorar a gestão de recursos naturais. No entanto, a abordagem de isoscape não tem sido comumente usada em estudos realizados no Brasil. Isoscapes de isótopos estáveis de oxigênio, hidrogênio, nitrogênio e carbono contribuem em áreas como migração animal, ciência forense, estudos hidrológicos e ecológicos a nível de população, comunidade e ecossistema, entre outros. Aqui nós mostramos uma revisão sobre o uso e as aplicações de isoscapes em diferentes estudos em todo o mundo. Também apontamos uma forma de mais pesquisadores brasileiros empregarem essa abordagem em seus estudos, aproveitando os métodos existentes e preenchendo lacunas espaciais e metodológicas. A incorporação de isoscapes pode ampliar o entendimento dos mecanismos e processos dos ciclos biogeoquímicos no Brasil, auxiliar na resolução de crimes, tráfico de drogas ilícitas e de animais silvestres e aumentar o conhecimento brasileiro sobre o ciclo hidrológico e os padrões de migração animal nos neotrópicos.


Publicado
12/03/2019
Seção
Artigos