Importância dos cenários climáticos na determinação de índices de produtividade na sub-região Pampa Arenosa da província de Buenos Aires, Argentina

  • Silvia Patricia Pérez Universidad de Buenos Aires (UBA), Buenos Aires, Argentina Facultad de Agronomía (FAUBA). Departamento de Recursos Naturales y Ambiente.
  • Julieta Irigoin Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (INTA), Hurlinghan, Buenos Aires, Argentina Instituto de Suelos (IS).
  • Mariano Tomás Cassani Universidad de Buenos Aires (UBA), Buenos Aires, Argentina Facultad de Agronomía (FAUBA). Departamento de Ingeniería Agrícola y Uso de la Tierra.
  • Marcelo Juan Massobrio Universidad de Buenos Aires (UBA), Buenos Aires, Argentina Facultad de Agronomía (FAUBA). Departamento de Ingeniería Agrícola y Uso de la Tierra.
Palavras-chave: agroclimatologia, avaliação da terra, precipitação, teste de Pettitt.

Resumo

A partir da década de 70, a sub-região Pampa Arenosa experimentou um aumento no seu regime de água, o que permitiu o crescimento da área dedicada à agricultura de secas. Em vista da intensificação da atividade agrícola, uma avaliação da terra é uma ferramenta estratégica essencial para o planejamento. O objetivo do trabalho foi destacar a importância de considerar diferentes cenários climáticos, na determinação do Índice de Produtividade, no setor de dunas longitudinais da sub-região Pampa Arenosa na Província de Buenos Aires, Argentina. Os cenários climáticos foram estabelecidos de acordo com as mudanças nos valores médios de precipitação, pelo teste Pettitt. As terras foram classificadas pelo índice de produtividade. Verificou-se que o índice de produtividade do solo aumentou com o aumento da precipitação, atingindo sua máxima expressão climática no período após a mudança abrupta. As terras de capacidade produtiva moderada com valores de Índice de Produtividade entre 65-51 ocuparam a maior área da área de estudo.


Publicado
21/02/2019
Seção
Artigos