Lodo de esgoto compostado na produção de grama esmeralda

  • Flávia Diniz Mota Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, SP, Brasil Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Departamento de Solos e Recursos Ambientais.
  • Roberto Lyra Villas Bôas Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, SP, Brasil Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Departamento de Solos e Recursos Ambientais.
  • Caroline de Moura D´Andréa Mateus Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, SP, Brasil Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Departamento de Solos e Recursos Ambientais.
  • Tatiane Bortoletto Gomes da Silva Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, SP, Brasil Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Departamento de Solos e Recursos Ambientais.
Palavras-chave: adubação orgânica, grama, nitrogênio, SPAD, taxa de cobertura do solo.

Resumo

Objetivou-se com este trabalho avaliar se o uso de lodo de esgoto compostado na produção de grama esmeralda pode substituir parcial ou totalmente a adubação com uréia. O experimento foi conduzido em área de produção de grama, localizada em Itapetininga-SP. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso, com cinco repetições e parcelas experimentais de 5 m2 em esquema fatorial 2x6, sendo o primeiro fator a forma de aplicação, parcelada e não parcelada e o segundo fator a adubação com lodo de esgoto compostado e duas testemunhas (sem adubação e dose usual de adubação inorgânica). A dose de adubo inorgânico foi correspondente a 300 kg N ha-1 e as doses de lodo de esgoto compostado foram correspondentes a 100, 200, 300 e 400 kg N ha-1 . O início do experimento ocorreu 60 dias após a colheita dos tapetes de grama esmeralda, com a realização de calagem em área total. Foram utilizados três métodos para avaliar a produção do tapete de grama esmeralda: taxa de cobertura do solo, intensidade de cor verde e análise foliar. Aos 212 dias após o início do experimento, a adubação orgânica com lodo de esgoto compostado, na dose de 30 Mg ha-1 (300 kg ha-1 de N), aplicado de forma não parcelada, permitiu formação do tapete de grama (100% taxa de cobertura do solo).


Publicado
25/01/2019
Seção
Artigos