Análise e modelagem da qualidade da água como subsídio à proposta preliminar de enquadramento do rio Una (Pernambuco/Brasil)

  • Simone Rosa da Silva Universidade de Pernambuco (UPE), Recife, PE, Brasil Departamento de Engenharia Civil.
  • Marcos Antonio Barbosa da Silva Junior Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil Departamento de Engenharia Civil.
  • Eduardo Elvino Sales de Lima Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Recife, PE, Brasil
Palavras-chave: enquadramento, qualidade da água, rio Una.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma proposta preliminar para o enquadramento do rio Una, localizado no estado de Pernambuco, em classes de usos preponderantes. Esta proposta integra os resultados da análise dos parâmetros da qualidade da água e da modelagem matemática realizada num trecho do rio. Foram utilizados os dados do monitoramento de seis estações da Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH, entre os anos de 2002 e 2014, e analisados os parâmetros de temperatura, pH, OD, DBO, fósforo, coliforme termotolerantes, turbidez e cor. Na modelagem matemática, o modelo utilizado foi o QUAL-UFMG e os parâmetros avaliados foram o OD e DBO. Os resultados mostraram que os parâmetros de OD e DBO ficaram dentro dos limites estabelecidos pela Resolução CONAMA nº 357/2005 para a Classe 2, porém outros parâmetros como o fósforo apresentaram desconformidades em seus índices. Com base nisso, o enquadramento preliminar proposto para o rio Una abrangeu as Classes 1 e 2. Espera-se que tal proposta sirva como referência ao comitê da bacia, para que sejam discutidos e deliberados os usos múltiplos preponderantes ao longo do rio, objetivando assim, a aprovação e implementação do enquadramento.


Publicado
09/11/2018
Seção
Artigos