Acoplamento entre modelos de circulação de hidrodinâmica e de qualidade da água aplicado ao reservatório do Rio Verde, Brasil

  • Cynara de Lourdes da Nobrega Cunha Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA). Departamento de Engenharia Ambiental (DEA).
  • Gabriela Pacheco Corrêa Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA). Departamento de Engenharia Ambiental (DEA).
  • Paulo Cesar Colonna Rosman Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil Programa de Engenharia Costeira e Oceanográfica (COPPE).
Palavras-chave: circulação hidrodinâmica, modelos de qualidade da água, reservatório do Rio Verde.

Resumo

No presente trabalho, os modelos de circulação hidrodinâmico bidimensional horizontal (2DH) e de qualidade da água integrados na direção vertical, para escalares não conservativos e passivos, são resolvidos de forma acoplada e aplicados ao reservatório de Rio Verde, localizado no estado do Paraná, Brasil, para simular a circulação e parâmetros qualidade da água no reservatório de Rio Verde. O modelo de qualidade da água utiliza a mesma grade espacial aplicada ao modelo hidrodinâmico. As velocidades e os coeficientes de relacionados à turbulência, previamente definidos no modelo hidrodinâmico, podem ser utilizados diretamente no modelo de qualidade da água. Os resultados de modelagem foram comparados com dados de campo para um período de 308 dias, de 27 de fevereiro de 2010 a 31 de dezembro de 2010. Dados de campo incluem temperatura da água e do ar, vento, umidade relativa, radiação, vazões e valores de concentração de algumas substâncias nos afluentes do reservatório de Rio Verde. Os resultados mostram que a circulação hidrodinâmica e, consequentemente, o transporte horizontal, são fortemente dependentes do vento. As vazões afluentes/efluentes geram uma circulação localizada, restrita as regiões próximas às embocaduras. Os resultados de temperatura e da concentração de oxigênio dissolvido obtidos pelo modelo foram comparados com dados medidos, mostrando uma concordância satisfatória. Apesar dos erros associados às condições de contorno, os modelos demonstraram seu potencial para simular adequadamente o conjunto de dados coletados do reservatório.


Publicado
31/10/2018
Seção
Artigos