Análise espacial da distribuição de doenças diarréicas nos municípios do Vale do Paraíba Paulista (doi:10.4136/ambi-agua.91)
Palavras-chave:
Análise espacial, saneamento ambiental, doenças diarréicas
Resumo
O estudo dos padrões espaciais de transmissão de doença diarreíca permite a elaboração de propostas que permitam o controle da dispersão dessas doenças. O presente estudo teve por objetivo identificar padrões espaciais de internação por doença diarreíca nos municípios do Vale do Paraíba Paulista, utilizando-se de geoprocessamento. Foram obtidos dados de internação de diarréia no DATASUS, analisados sob a forma de taxas, IDH, percentuais de cobertura de esgotamento sanitário e de água tratada; os dados foram analisados pelo programa TerraView. Utilizou-se o coeficiente de Moran global para identificar aglomerados espaciais. Foi possível identificar um aglomerado espacial na região central do Vale do Paraíba e na região da Serra da Mantiqueira. Não foi possível identificar correlação entre internação por diarréia e as demais variáveis. A doença diarreíca é multifatorial, mas o geoprocessamento oferece subsidios para os gestores de saúde para implantação de políticas para minimizar este problema.
Publicado
29/08/2009
Edição
Seção
Artigos
Autores mantêm os direitos autorais pelo seu artigo. Entretanto, repassam direitos de primeira publicação à revista Ambiente & Água - An Interdisciplinary Journal of Applied Science. Em contrapartida, a revista pode transferir os direitos autorais, incluindo direito de enviar o trabalho para outras bases de dados ou meios de publicação. A revista exerce a licença CC BY 4.0