Identificação de fontes emissoras de material particulado na cidade de Belo Horizonte (Brasil) através da análise estatística multivariada

  • Igor Felipe Silva Moura Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil Departamento de Engenharia Nuclear (DEN).
  • Alberto Avellar Barreto Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), Belo Horizonte, MG, Brasil Departamento de Serviço de Meio Ambiente (SEMAM).
  • Raisa Helena Sant’Ana Cesar Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), Belo Horizonte, MG, Brasil Departamento de Serviço de Meio Ambiente (SEMAM).
  • Ananda Borjaille Cruz Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), Belo Horizonte, MG, Brasil Departamento de Serviço de Meio Ambiente (SEMAM).
  • Maria Ângela de Barros Correia Menezes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil Departamento de Engenharia Nuclear (DEN). Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), Belo Horizonte, MG, Brasil Serviço de Técnicas Analíticas (SERTA).
Palavras-chave: análise estatística multivariada, análise por ativação neutrônica, material particulado, monitoramento ambiental, qualidade do ar.

Resumo

O material particulado é a mistura de partículas sólidas e líquidas, causando efeitos adversos na saúde humana, no clima, no ecossistema e nos materiais. O objetivo deste estudo foi identificar as fontes emissoras de material particulado que contribuem para a poluição ambiental em dois locais da cidade de Belo Horizonte. A região metropolitana de Belo Horizonte é caracterizada por inúmeras atividades de mineração e outras indústrias, grande população e, consequentemente, um elevado número de veículos, ou seja, diversas fontes emissoras de poluentes na atmosfera. As partículas suspensas no ar foram coletadas no filtro de ar durante aproximadamente um ano usando um amostrador de grande volume em pontos estratégicos. A concentração de material particulado apontou que, em geral, os valores foram 40% superiores aos valores recomendados pela legislação. No verão, a estação chuvosa, nenhuma amostra excedeu os limites recomendados em ambos os locais de amostragem. A composição elementar foi determinada através da análise de ativação neutrônica e estes valores foram considerados variáveis na análise estatística multivariada para a identificação das principais fontes emissoras de partículas e suas contribuições. Os resultados confirmaram uma influência significativa do solo e veículos motorizados na degradação da qualidade do ar da região.


Publicado
20/09/2018
Seção
Artigos