Estimativa da produtividade e extração de nutrientes pelas plantas ao longo do comprimento de sistemas wetlands construídos tratando águas residuárias da suinocultura

  • Renata Gaudereto Andries Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil Departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária.
  • Antonio Teixeira de Matos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil Departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária.
  • Wallisson da Silva Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo (IFES), Ibatiba, ES, Brasil
Palavras-chave: água residuária, modelagem, suinocultura

Resumo

A produtividade e a capacidade de extração de nutrientes presentes na água residuária da suinocultura (SSW), pelas plantas, foi quantificada ao longo de 60 dias em três wetlands construídos de escoamento horizontal subsuperficial (HSSF-CW), cultivados com três diferentes espécies vegetais (Typha latifolia, Alternanthera philoxeroides e Cynodon dactylon). Os resultados mostram o decaimento da produtividade de matéria seca (DMY) e da capacidade de extração de nutrientes (NEC) pelas plantas ao longo do sistema, que proporcionaram a obtenção de equações que relacionam esses parâmetros com o tempo de detenção hidráulica (HRT) para cada espécie. Quando possível, equações gerais que independem da espécie plantada também foram avaliadas. O modelo de melhor ajuste aos dados de produtividade de matéria seca e extração de N-total, N-amoniacal, N-nitrato e P pelas plantas em função do HRT foi o potencial decrescente e para extração de K, foi o linear decrescente. Os coeficientes de determinação das equações para as espécies Alternanthera philoxeroides e Cynodon dactylon, em sua maioria, foram superiores a 0.8. Já as equações gerais apresentaram coeficiente de determinação maior que 90%, em todos os casos.


Publicado
03/05/2018
Seção
Artigos