Inovações sociais e ambientais das empresas brasileiras

  • Celso Machado Junior Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, SP, Brasil Mestrado Profissional em Administração em Governança Corporativa (MPAGC)
  • Maria Tereza Saraiva de Souza Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros (FEI), São Bernardo do Campo, SP, Brasil Programa de Mestrado e Doutorado em Administração (PMDA).
  • Roberto Bazanini Universidade Paulista (UNIP), São Paulo, SP, Brasil Programa de Mestrado em Administração.
  • Daielly Melina Nassif Mantovani Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, SP, Brasil Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA).
  • Cristiane Jaciara Furlaneto Universidade Paulista (UNIP), São Paulo, SP, Brasil Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Palavras-chave: contexto sócio técnico, processos eficientes, redução de gases de efeito estufa

Resumo

Neste artigo, se investiga as inovações voltadas para aspectos sociais e ambientais, ao invés da análise de aspectos meramente econômicos, proporcionando assim o contexto da sustentabilidade. Este propósito é estabelecido para identificar as inovações sociais e ambientais desenvolvidas pelas empresas brasileiras. Os dados foram coletados através de um estudo qualitativo e descritivo da revista anual Guia Exame de Sustentabilidade (edição de 2014). A publicação de 2014 da revista identificou que 228 empresas responderam ao questionário. Destas, 61 empresas se destacaram no Brasil por suas políticas e práticas de sustentabilidade e publicaram seus resultados. As inovações sociais foram voltadas para atender às necessidades das comunidades vizinhas. As inovações ambientais apareceram em maior número, em estágio mais elevado de atenção e interesse em relação as sociais pelas empresas brasileiras. As inovações ambientais foram destinadas a desenvolver ou melhorar processos e produtos, bem como para a redução do consumo de recursos.


Publicado
09/04/2018
Seção
Artigos